Entre os dias 12 e 16 de agosto, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participará do “Exercício simulado conjunto de contenção a atenção à um foco de febre aftosa”, em São José dos Pinhais-PR. O evento contará com a participação de representantes de todos os estados brasileiros, bem como dos demais países da América do Sul.O treinamento faz parte das estratégias para retirada da vacinação contra a doença, que no Tocantins está prevista para ocorrer até 2021.
O diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende, que na oportunidade representará o Estado, afirma que o treinamento servirá para nivelar e fortalecer as ações. “Essa preparação, que inclui aplicação de prova de conhecimento aos participantes, proporcionará o alinhamento das atividades e conhecimento amplo de todos os aspectos que envolvem a enfermidade”, destaca.
O evento é organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o apoio do Centro Panamericano de Febre Afosa –Panaftosa, do Banco Interamericano de Desenvolvimento BID e do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul –CVP.
Entre os principais temas que serão apresentados estão: Situação epidemiológica da febre aftosa na América do Sul e no mundo; Procedimentos de biossegurança no atendimento às suspeitas de doenças vesiculares; Revisão das técnicas de colheita, meios de cultura e remessa de material para laboratório. Além disso, atividades do simulado a campo e em gabinete.
De acordo com o Mapa, está prevista a participação de 160 veterinários no simulado: 64 da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); 12 da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai; 37 do Mapa; 38 dos Serviços Veterinários Estaduais e de todos os Estados brasileiros; 7 da Defesa Civil do Paraná e 2 da Prefeitura de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.