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“Sem a Defensoria eu não teria resolvido o problema sozinha”, Lembra Autônoma Atendida Pela DPE-TO

Data do post: 25/05/2021 23:36:33  Imprimir

Defensoria Pública Mãe de dois filhos, autônoma e um sentimento de impotência ao ver um imóvel conquistado por meio de um programa Federal tomado de si após uma indevida invasão. Essa é Magna Maria Fernandes da Costa que, inicialmente viveu dias difíceis, sem saber o que fazer; mas em seguida, a calmaria chegou após procurar a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e, a partir da Instituição, reouve o patrimônio da família.

“A Defensoria foi muito importante para mim; sem a ajuda dela eu não teria resolvido o problema sozinha. Foram dois meses com a minha casa tomada de mim, de muito sofrimento e pouca esperança, mas busquei o atendimento e tudo foi ótimo, muito ágil; nota 10”, conta Magna Maria.

Moradora de Araguaína, Magna, de 34 anos, cria sozinha os filhos, um de 14 e outra de 5 anos, e sustenta a família como diarista. Antes de ser contemplada com o imóvel próprio, no setor Costa Esmeralda, ela chegou a morou de favor na casa de uma amiga, mas precisou ir pro aluguel, o que gerou ainda mais dificuldade financeira.

Quando a carta de contemplação saiu, ela estava em Araguatins, por ter passado no vestibular da Universidade do Estado do Tocantins (Unitins), oportunizando, assim, que invadissem o imóvel adquirido. Tão cedo se organizou para voltar para Araguaína e fixar residência na casa nova, se deparou com o problema da invasão.

Segundo Magna, a Defensoria Pública foi uma luz na vida dela em um momento que ela só enxergava escuridão.

“Que a Defensoria continue atuando desta maneira, porque tem muitas pessoas vulneráveis que precisam do serviço dela, que é humano e traz bons resultados para quem precisa, igual eu tive”, afirma, em tom de comemoração e agradecimento, a assistida da Defensoria Pública.

Atendimento

É por pessoa como a Magna, que a Defensoria Pública luta diariamente para que todos e todas tenham seus direitos resguardados. Atuar por um atendimento jurídico integral e gratuito às pessoas hipossuficientes e/ou em situação de vulnerabilidade é a missão da Instituição, que a Instituição cumpre de forma a também oferecer atenção especial e para se conectar com as pessoas quem mais precisam em todas as comarcas do Estado.

Série Especial

Essa reportagem faz parte de uma série especial como tema “Como a Defensoria mudou para melhor a minha vida ou a da minha comunidade”, produzida para a programação alusiva ao Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, celebrados a cada 19 de maio. A última reportagem será publica no site da Defensoria Pública (defensoria.to.def.br) no próximo dia 28 de maio.

Leia também:

“A assistência que recebi me fez sentir especial”, diz dona de casa: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/47981

Mãe de bebê assistida relembra atendimento feito na madrugada: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/47841

Fonte: Defensoria Pública

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