Mutirão de doação acontecerá entre os dias 28 e 30 de junho nos municípios de Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Augustinópolis e Gurupi.
Em apoio à campanha Junho Vermelho, os Policiais Civis do Tocantins são convidados a agendarem a sua doação a fim de abastecer os bancos de sangue dos hemocentros, que em virtude da pandemia estão em baixa. A iniciativa é do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins (Sindepol/TO) em parceria com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol/TO), o Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindiperito) e a Hemorrede do Estado do Tocantins (Hemoto).
A presidente do Sindepol/TO, Sarah Lilian de Souza, convida não só os policiais civis, como também toda a sociedade a agendar suas doações. “Como policiais, estamos sempre a serviço da população. Sabendo da necessidade de estoque de sangue no hemocentro e também em apoio ao Junho Vermelho, lançamos essa campanha incentivando os membros da nossa Polícia Civil a doarem e darem exemplo à nossa sociedade”.
O estoque de sangue da Hemorrede está baixo, em especial, no mês de julho, período de férias, por isso a presidente do Sinpol/TO, Suzi Francisca, reforça. “Doar deve ser um exercício de rotina para aqueles que podem realizar essa ação, e convidamos todos os policiais a darem esse exemplo conosco nos dias 28, 29 e 30”, comenta a presidente.
O presidente do Sindiperito, Silvio Jaca, também convoca a classe. “Unidos representamos a Polícia Civil do Tocantins, por isso também esperamos os peritos nessa ação”.
Para participar basta realizar o agendamento com antecedência e comparecer a uma unidade indicada entre os dias 28 e 30 de junho. Hemocentro Coordenador de Palmas - HCP (08006428822 ou 3218-3232); Hemocentro Regional de Araguaína - Hemera (3411-2915 ou 3411-2916); Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional - UCT (3363-8321); Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis - UCT (3456-1309); Núcleo de Hemoterapia de Gurupi (3312-2237 ou 3312-7545).
Recomendações
Para doar é preciso estar em bom estado de saúde, alimentado (evitar alimentação gordurosa nas últimas 4 horas), pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos). Menores de idade poderão doar somente com autorização dos responsáveis.
São impedimentos: Gripe, resfriado e febre nos últimos 7 dias; período gestacional; amamentação até 12 meses após o parto; ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; endoscopia nos últimos 6 meses; exposição a situações de risco para DSTs nos últimos 12 meses; vacina para febre amarela ou sarampo nas últimas 4 semanas; e procedimento cirúrgico dentário nos últimos 7 dias.
Em relação ao novo coronavírus, recomenda-se que quem teve contato com pessoas contaminadas deve doar somente após 14 dias do último contato e que pessoas que foram contaminadas realizem a doação 30 dias após a completa recuperação. Já sobre as vacinas, recomenda-se a doação somente após 48 horas para o imunizante Sinovac e somente após sete dias para Astrazeneca.