Objetivo é preparar as micro e pequenas empresas tocantinenses para o mercado exterior.
Na manhã desta quarta-feira, 7, foi realizada palestra de abertura do projeto Na Rota da Exportação. Desenvolvido em parceria do Sebrae com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), as atividades são voltadas para atender 15 micro e pequenas empresas de diferentes segmentos, com capacitação para atuarem no mercado internacional.
A palestra foi ministrada pela administradora e master coach, Tudy Vieira, na sede da FIETO, que abordou a importância da visão a longo prazo para os negócios, da inovação e gestão ativa dos líderes da empresa. Momento contou, ainda, com a presença de empresários inscritos no projeto, representantes da Federação e do Sebrae Tocantins.
“A exportação do Tocantins representa 0,5% da Balança Comercial do País, concentrada em produtos como a soja e carne, o que mostra uma faixa muito grande para crescermos e ampliarmos este mercado. E somos nós, empresários, que podemos analisar este mercado e oportunidades e aumentar nosso faturamento e essa participação”, destacou o empresário e vice-presidente da FIETO, Emilson Vieira.
Para a diretora do Sebrae, Eliana Castro, as oportunidades geradas no mercado internacional devem ser aproveitadas para que a economia do estado alcance o potencial que merece. “A pandemia mostrou que não existem mais fronteiras. Dentro de um ambiente favorável, o empresário precisa se adaptar e parar para aproveitá-lo de fato, e é isto que este projeto proporciona. O Brasil é um celeiro de oportunidades e vocês que participam aqui hoje estão de parabéns por aproveitarem isso”, enfatizou.
Para viabilizar esta atuação no mercado internacional, o projeto Na Rota Da Exportação prevê em suas próximas etapas a realização de consultorias para aumentar o nível de maturidade e produtividade, em escala internacional. “A nossa empresa já vinha passando por um processo de migração para o on-line e vimos no projeto uma oportunidade de crescimento e de nos profissionalizar em uma área em que ainda não tínhamos conhecimento”, avaliou a empresária Adriano Prado.