Equipamento é usado constantemente no Tocantins no combate a incêndios florestais.
A equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do Tocantins, órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), ministrou treinamento para utilização do helibalde a policiais do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop), de Brasília. O curso, que aconteceu durante esta semana, teve como objetivo repassar as técnicas de uso do equipamento para atuação principalmente no combate à incêndios florestais.
O helibalde é uma uma bolsa confeccionada em material plástico, com capacidade máxima para 545 litros, que é acoplada no gancho de carga do helicóptero e permite a liberação da água. “Ministramos um treinamento de uso do equipamento aos policiais do Bavop, do Distrito Federal que a partir de agora, poderão utilizar no combate a incêndios florestais, em edificações urbanas ou qualquer outra emergência relacionada que permita a aproximação do helicóptero”, ressalta o diretor do Ciopaer no Tocantins, major Gustavo Bolentini.
Durante o período também foi realizada a manutenção preventiva na aeronave da SSP-TO, prevista nos manuais da fabricante.
Período de queimadas
O uso de aeronaves é uma das formas de apoio mais eficientes para o combate a incêndios florestais. Além de seu emprego no combate direto, às operações aéreas possibilitam a realização de atividades de prevenção e detecção aérea de focos, transporte e lançamento de pessoal em locais de difícil acesso e apoio logístico para as equipes em solo.
O CIOPAER atua em diversas ocorrências, como ações de monitoramento, combate a incêndios, mapeamento de zonas urbanas, resgate, busca e salvamento de pessoas. No Tocantins, entre 2019 e 2020, foram mais de 400 lançamentos de helibalde. O equipamento é utilizado de forma constante no combate a incêndios em diversas localidades, em particular, na proteção de parques ambientais, como o Cantão, Serra do Lajeado e Jalapão.