Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Defensoria Pública Abre Inscrições Para Grupo De Estudos e Pesquisas Em Criminologia e Política Criminal

Data do post: 05/08/2021 23:37:24  Imprimir

Defensoria Pública A Defensoria Pública do Estado do Tocantins abriu nesta quinta-feira, 5, as inscrições para participar do Grupo de Estudos e Pesquisas em Criminologia e Política Criminal (GEPcrim) da Instituição. Os interessados têm até 20 de agosto para se inscrever aqui.

Desenvolvido para estudar, debater e aprofundar os conhecimentos em política criminal, criminologia e conhecimentos afins, como filosofia política e direitos humanos, o grupo terá doze encontros mensais, sendo que o primeiro acontecerá, no formato virtual, no dia 24 de setembro.

Segundo o edital Esdep nº 02/2021, publicado do Diário Oficial da Defensoria do dia 21 de julho, podem participar do processo seletivo graduados em Direito ou outros cursos afetos às Ciências Humanas (História, Filosofia, Pedagogia, etc.); alunos dos cursos de graduação em Direito, a partir do 5º semestre; e alunos dos cursos de ciências humanas, a partir do 4º semestre.

Das 15 vagas disponibilizadas, 30% serão para candidatos negros, indígenas e quilombolas.

Aperfeiçoamento na área

De acordo com a diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes Carneiro, o objetivo do grupo é enriquecer o estudo institucional voltado para a criminologia e política criminal, permitindo, ainda, a conexão com os demais organismos da sociedade.

Propositor e coordenador do Grupo, o defensor público Rubismark Saraiva Martins destaca que Grupo de Estudos e Pesquisas em Criminologia e Política Criminal surge como mais um passo rumo ao objetivo de consolidação da Esdep como órgão hábil à produção de conhecimento acadêmico, com profundidade social e visão institucional. “Esperamos que os temas abordados possam repercutir nas esferas institucionais do nosso Estado e também junto aos organismos não formais, induzindo uma abordagem acadêmica com vistas à realidade social tocantinense”, pontuou.

Processo seletivo

O processo seletivo será dividido em duas fases: Análise Curricular e Entrevista. A primeira etapa se dará mediante a apresentação de currículo na plataforma Lattes. Já a segunda, a entrevista, será individual e acontecerá de forma virtual, em data previamente agendada.

Segundo o Edital, ainda serão critérios de avaliação e seleção a disponibilidade e o envolvimento do(a) candidato(a) para os projetos do grupo de estudos e pesquisa.

A lista com os nomes dos(as) aprovados(as) para o Grupo de Pesquisa deve ser divulgada no dia 23 de agosto, no endereço eletrônico https://www.defensoria.to.def.br/escola.

Mais informações do processo seletivo e de como irá funcionar o Grupo no Edital pode ser conferido na íntegra em material anexo.

Fonte: Defensoria Pública

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.