Aparelhos visam dar mais conforto e segurança para os técnicos que lidam com radiação no Instituto.
Com o objetivo de oferecer mais segurança aos seus servidores, o Instituto de Medicina Legal do Tocantins, através da Superintendência da Polícia Científica contratou serviço de dosimetria para realizar o monitoramento dos técnicos em radiologia que trabalham nos núcleos de Palmas e Araguaína daquele órgão.
O núcleo de Palmas conta com o trabalho de dois técnicos, sendo que o núcleo de Araguaína possui um técnico que é responsável pela realização de trabalhos que envolvem o uso de radiação. Nesse sentido, a aquisição dos dosímetros, que são individuais, vai conferir mais proteção radiológica de modo a preservar a saúde ocupacional dos servidores e minimizar os riscos derivados do uso de radiações ionizantes.
Ao final de cada mês, os dosímetros individuais e padrão serão substituídos e os usados serão enviados para a sede da empresa responsável na cidade de Cachoeirinha – RS para emissão do relatório de dose.
Com base no relatório, será possível acompanhar os níveis de radiação recebida pelos técnicos durante suas atividades e compará-las com os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Energia Nuclear.