Equipe de policiais militares estiveram na tarde dessa terça-feira, 13, visitando a escola municipal Silvano Rodrigues, no povoado Quatro Bocas em Esperantina, onde realizaram uma palestra para cerca de 50 alunos com idade entre 9 a 17 anos do ensino fundamental, onde enfatizaram sobre as drogas; a prevenção da violência e dos acidentes de trânsito.
A PM foi representada pelos sargentos, Ruy Ângelo da Silva; Joab Saraiva Ferreira, e pelo soldado Célio de Sousa Portela, responsável pela exposição. A equipe de policiais militares foi recepcionada pelo gestor Deusivan do Nascimento Oliveira.
Soldado Portela abordou os temas propostos enfatizando os males e prejuízos causados pelo consumo do álcool; o uso das drogas, do tabaco, e a violência doméstica.
A palestra envolveu os alunos e todo o corpo docente, com perguntas e esclarecimentos de dúvidas relacionavas ao assunto. Na avaliação dos policiais militares, a visita cidadã à escola foi demonstrada pela comunidade escolar o grau de importância e a presença que a PM tem na instituição de ensino.
A presença da Polícia Militar na escola é ação proativa, que visa por meio do policiamento ostensivo fardado, medidas preventivas na segurança pública, a fim de evitar delitos e violações de norma de condutas por parte de alunos ou de pessoas que não integram o corpo discente. E assim, dificultar a possibilidade da praticidade de delitos no “santuário do saber”.
As visitas cidadãs e solidárias são ações de Polícia Comunitária. Ambas integram o manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) usado pela Polícia Militar, e vêm sendo desenvolvidas em toda a área de atuação do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), comandado pelo tenente-coronel Weslley Dias Costa.
Visita cidadã
De acordo com o POP, a visita consiste no ato do policial deslocar-se às residências, às escolas, às igrejas, aos estabelecimentos comerciais ou a outro local de interesse da Segurança Pública, a fim de colher informações, captar necessidades e repassar as orientações necessárias ao incremento da segurança, além de se integrar de maneira proativa na vida social da comunidade, instigando a sociedade na busca de seus anseios.