Indígenas Apinajés interditaram na manhã desta quarta-feira (25), a Rodovia TO-210 uma das principais de acesso a Tocantinópolis.
Nossa equipe de reportagem se deslocou até o local do bloqueio que fica mais precisamente na entrada de uma das aldeias da etnia conhecida como Aldeia Prata, porém, os indígenas não quiseram se manifestar e proibiram que fosse feitas imagens do protesto sob a alegação de que eles teriam sua própria mídia.
O repórter que foi até o local notou que várias pessoas não índios estavam no meio dos indígenas pintados a caráter e filmavam com celulares. Ao questionar porque eles que também são os chamados “brancos” podiam gravar alguns indígenas ficaram hostis e queriam expulsar o repórter da rodovia, como a Polícia Militar estava no local os ânimos exaltados foram contidos.
Os indígenas escolheram essa data para a manifestação porque na data de hoje (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar se as demarcações indígenas devem seguir o chamado “marco temporal”, no qual as populações indígenas só podem reivindicar demarcações de terras nas quais já estivessem estabelecidas antes da data da promulgação da Constituição de 1988.