Ações visam capacitar os profissionais para atuar nas regiões de divisa do Tocantins com outros estados.
Cerca de 35 policiais civis que atuam nas cidades que compõem a 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Dianópolis (8ª DRPC), no sudeste do estado, participaram na última terça-feira, dia 24 e nesta quarta-feira, 25, de uma capacitação promovida pelo Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), unidade de elite da Polícia Civil do Estado do Tocantins.
Na terça-feira, o treinamento foi ministrado na cidade de Arraias e contou com a participação de policiais civis daquela cidade, além de Combinado, Aurora e Taguatinga. Já nesta quarta, foi a vez dos policiais civis que atuam em Dianópolis e Almas participarem do evento que foi realizado no município de Dianópolis, onde fica a sede da 8ª DRPC.
Durante os dois dias de curso, delegados, agentes, escrivães, peritos e papiloscopistas receberam treinamento em armamento e tiro, bem como, foram capacitados em técnicas de incursão em ambientes hostis, no sentido de aprimorar técnicas e táticas operacionais.
A instrução visa qualificar os policiais civis que atuam em cidades de divisa do Tocantins com outras unidades da federação, como é o caso da região sudeste que faz divisa com a Bahia e Goiás para atuarem junto com o GOTE nas ações da operação Hórus sempre que necessário.
Para o coordenador de operações e instrutor do GOTE, Ariston Ribeiro de Araújo, o treinamento foi muito exitoso, uma vez que o policial civil deve se manter capacitado e atualizado com as mais modernas técnicas policiais a fim de exercer suas funções com excelência e ainda mais eficácia.
“A Polícia Civil do Tocantins sempre busca aprimorar ao máximo suas técnicas operacionais a fim de oferecer mais segurança à população e treinamentos como esse, tem por objetivo aumentar a operacionalidade de todos os policiais civis que atuam nas mais diferentes regiões do estado, sobretudo, nas regiões de divisa, visando coibir a prática de crimes como tráfico de drogas, homicídio dentre outros”, explicou o coordenador.
Segundo o delegado-regional, titular da 8ª DRPC, Márcio Duarte Teixeira, o treinamento realizado faz parte das ações da Polícia Civil no sentido de viabilizar o aperfeiçoamento contínuo do policial civil. “Estar em sintonia com as novas técnicas policiais implementadas e também com armamento, além de manter a habilidade de tiro são premissas muito importantes e indispensáveis a todo policial, independente do cargo que ocupa. Sendo assim, a PC-TO tem proporcionado cursos e treinamentos para que o policial tenha condições de oferecer sempre mais a toda a sociedade”, destacou a autoridade policial.