Criminosos utilizavam perfis fakes para oferecer serviço clandestino.
Durante a manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Civil do Tocantins por meio da da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) com apoio da Polícia Civil de São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais, realizou a “Operação Estorno” que combate crimes cibernéticos. De acordo com as investigações da polícia, os criminosos utilizavam cartões clonados para pagar faturas de energia, água, telefone e até mensalidade de faculdades.
Dois mandados de prisão foram cumpridos, além de cinco mandados de busca e apreensão realizados. O objetivo da operação foi desmantelar a organização criminosa que agia realizando o pagamento de boletos de maneira irregular, os suspeitos utilizavam perfis falsos na internet, com imagens de pessoas reais e ofereciam os serviços.
Várias máquinas de cartões foram apreendidas, assim como cartões com chips, computadores e celulares. Os materiais foram encaminhados para a perícia, os suspeitos presos eram empresários que trabalhavam em Palmas que não tiveram os nomes divulgados, a operação deve continuar nos próximos dias.
De acordo com o delegado adjunto da DRCC, Claudemir Luiz Ferreira, há pelo menos oito meses a polícia investiga a organização criminosa. “ O trabalho foi intensificado até chegarmos aos suspeitos, as investigações continuam a fim de identificarmos mais envolvidos.” Apontou Claudemir.