No total a PM registrou 978 ocorrências entre prisões, detenções, apreensões de armas de fogo e veículos.
A Polícia Militar do Tocantins, divulgou nesta terça-feira, (14) o balanço parcial da Operação Boas Festas no período compreendido entre o dia 1ª a 13 de dezembro de 2021. No total a PM registrou 978 ocorrências entre prisões, detenções, apreensões de armas de fogo e veículos.
Durante os 13 dias de operação, 6.971 veículos e 8.903 pessoas foram abordadas. Além disso, foram realizadas 122 prisões/detenções, 20 armas de fogo e 8 armas brancas foram apreendidas e 32 veículos foram recuperados. Não foram registradas mortes.
Nas rodovias estaduais, foram realizadas 251 blitz de trânsito/barreiras. Foram registrados 32 crimes de trânsito e 706 infrações, sendo as principais por documentação irregular de condutores e veículos, seguido pela falta do uso do cinto de segurança e alcoolemia.
Ainda durante as ações da operação, 100 veículos foram removidos, 85 aglomerações foram dissipadas e 88 locais foram vistoriados.
A ação prevê policiamento a pé e motorizado, onde os militares realizarão abordagens a pessoas suspeitas, bloqueios nas vias de acessos às cidades e ainda policiamento estratégico nos locais de realização das festividades natalinas e de réveillon, com o objetivo de preservar a ordem pública, proteger o patrimônio e garantir a tranquilidade social. O efetivo será empregado de forma estratégica, conforme a demanda de cada localidade, de acordo com os mapas estatísticos de manchas criminais, que apontam
Este ano a ação será subdividida em três fases: Etapa Geral (de 1º de dezembro a 02 de janeiro de 2022); “Operação Natal Seguro” (de 18 a 25 de dezembro); “Operação Réveillon” (deflagrada no dia 31/12/2021).
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Julio Manoel da Silva Neto, ressalta que a PM está nas ruas para proteger o cidadão para que ele possa aproveitar as festividades com mais segurança, “desde o dia 1º de dezembro colocamos a disposição boa parte do efetivo policial com o objetivo de fazer com que o cidadão possa ir às compras e realizar o passeio em áreas natalinas com conforto e segurança”
O comandante-geral ainda agradece e parabeniza os policiais militares que vêm desempenhando o seu papel em servir e proteger a sociedade tocantinense, cumprindo sua missão diuturnamente demonstrando dedicação, comprometimento e profissionalismo.
A Operação continua até o dia 02 de janeiro de 2022.