Nesta sexta-feira, 23, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está participando de um Workshop de Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos, em Rio Verde-GO. O Tocantins busca maior integração do setor para o fortalecimento das ações de prevenção e controle da Peste Suína Clássica (PSC) e Peste Suína Africana (PSA).
De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade de Suídeos da Adapec, Regina Barbosa, a capacitação oportuniza melhorias na vigilância e o fortalecimento das ações que estão sendo desenvolvidas na prevenção da PSC. “O conhecimento agrega mais informações e precisa ser contínuo, para aplicarmos nas nossas atividades, nas palestras que estamos fazendo, nas orientações e notificações que estão sendo feitas em açougues, propriedades rurais, entre outros”.
Regina disse ainda que com a retirada da vacinação contra a febre aftosa, prevista pra ocorrer até 2021, é preciso redobrar a vigilância em relação às doenças vesiculares, que também acometem os suínos.
Da Adapec também participa o inspetor de defesa agropecuária, Pedro Moura.
Entre os principais temas debatidos estão: Síndrome Respiratória e Reprodutiva dos Suínos-PRRS; Papel do Serviço Veterinário Oficial no atendimento às enfermidades de notificação obrigatória; Doenças vesiculares- febre aftosa, estomatite vesicular, doença vesicular do suíno e senecavírus A.
O evento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e a Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), além de outras entidades.