A 75 quilômetros de Palmas, em Paraíso, Dona Valquiria Gonçalves Rodrigues recebeu do Governo do Estado, por meio da Setas, o certificado do curso de flores em EVA, que ocorreu durante toda esta semana. “64 anos de muita luta e sacrifício e nunca é tarde para aprender, estou feliz com tudo isso“, enaltece Dona Valquíria. Esse sentimento resume o dia de quase 500 tocantinenses que nessa sexta-feira, 23, também receberam o certificado, em sete municípios do Estado.
As capacitações ocorreram em Buriti do Tocantins, Figueirópolis, Muricilândia, Paraíso do Tocantins, Pequizeiro, Ponte Alta do Tocantins, e Talismã. Foram cursos, palestras e Workshops na área da beleza, panificação e artesanato, promovidos pela Gerência de Inclusão Produtiva da Setas.
A ação durou seis dias e atendeu agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, jovens e adultos, micro e pequenos empresários, famílias atendidas pelos programas de transferência de renda e organizações da sociedade civil. A inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária.
Durante a consulta pública do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 em Paraíso nesta sexta-feira, 23, 15 pessoas receberam simbolicamente seus certificados representando os 75 alunos que participaram dos cursos oferecidos pela Setas no município.
Para a artesã, Luana Sousa Ferreira, o curso de pinturas vai ajudar na renda da família, “com artesanato eu sustento meu pai e minha filha, chego a tirar 1500 reais por mês com a venda dos meus produtos”, disse Luana.
Setas participa da consulta pública do PPA em Paraíso
O secretário da Setas, Messias Araújo, esteve presente em todas as consultas públicas do PPA 2020-2023 realizadas até o momento, ele defende que a Assistência Social seja colocada como prioridade no Plano nos próximos anos. “O PPA tem um papel fundamental para ações positivas como essa dos projetos de inclusão produtiva nos próximos anos.”, afirma o gestor.
O PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas. Previsto na Constituição, estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio e outras dela decorrentes aos programas de duração continuada para o desenvolvimento do estado.