Equipe de policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), realizaram nessa quinta-feira, 29, 15 visitas cidadã e solidária nas três Companhias Operacionais da PM na área do 9º Batalhão. As visitas contemplaram escolas, empresas, hospitais e residências de pessoas da comunidade.
A presença da Polícia Militar nesses e outros locais, é ação proativa, que visa por meio do policiamento ostensivo fardado, medidas preventivas na segurança pública, a fim de evitar delitos e violações de norma de condutas por parte de pessoas contrárias a paz social.
As visitas cidadãs e solidárias são ações de Polícia Comunitária. Ambas integram o manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) usado pela Polícia Militar, e vêm sendo desenvolvidas em toda a área de atuação do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), comandado pelo tenente-coronel Weslley Dias Costa.
Visita cidadã
De acordo com o POP, a visita consiste no ato do policial deslocar-se às residências, às escolas, às igrejas, aos estabelecimentos comerciais ou a outro local de interesse da Segurança Pública, a fim de colher informações, captar necessidades e repassar as orientações necessárias ao incremento da segurança, além de se integrar de maneira proativa na vida social da comunidade, instigando a sociedade na busca de seus anseios.