Na manhã dessa terça-feira, 03, o 9º Batalhão da PM em Araguatins, deu início o curso de Lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para 16 alunos da 4ª turma do curso. A instrução conta com aulas teóricas e treinamentos práticos, com carga horária diária de 10 horas, totalizando ao final 30 horas/aula, de acordo com o Quadro de Trabalho Semanal (QTS) expedido pela Seção de Ensino (P/3) do 9º BPM. São três dias de aprendizado.
Conforme o cronograma, o curso do TCO será ministrado para 10 turmas. A primeira beneficiada ocorreu no dia 26 de junho. Cada turma é composta de no máximo 25 alunos. O conteúdo curricular tem 11 disciplinas, incluindo aulas práticas e simulados de elaboração do TCO.
A instrução proporciona ao efetivo do 9º BPM aprimoramento profissional, capacitando os mesmos para estarem aptos a lavrarem, quando em atividade, o TCO, desta forma, facilitando e agilizando o serviço Policial Militar. As aulas estão sendo ministradas pelo instrutor e chefe da P/3, capitão QOPM Dourivan Santos Pereira.
A expectativa do comandante do 9º BPM, tenente-coronel Weslley Dias Costa, é que até o final do mês de outubro deste ano, alcance a formação de 100% da tropa do 9° BPM.
A lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência já é realizada por outras polícias militares do país. No Estado do Paraná, já estava sendo realizado desde a década de 90, e em 2005 foi regulamentada. Nas infrações de menor potencial ofensivo, a lavratura do TCO pelo policial militar, representa uma das formas de se viabilizar a preservação da ordem pública, constitucionalmente prevista, além de garantir inúmeros benefícios à sociedade.