A Polícia Civil do Estado do Tocantins, por intermédio da 11º Delegacia de Policia de Araguatins no norte do Estado, efetuou, na manhã desta segunda-feira (10), a devolução de 11 aparelhos celulares aos verdadeiros donos. Os autores dos crimes, a depender da situação vão responder por furto, receptação ou apropriação de coisa achada. A ação foi coordenada pelo delegado Rubem Dario Gomes Paixão e é resultado dos esforços conjuntos de todos os policiais civis da unidade, no tocante às investigações de receptação, furto e roubo de celulares na região.
Ninguém foi preso, segundo o delegado, pois quem furtou não estava mais em flagrante, alguns, no entanto, foram indiciados por receptação culposa ou dolosa. “Normalmente encontramos o aparelho com alguém que comprou o referido celular a preço abaixo do mercado, podendo responder por receptação culposa. Se tinha conhecimento da origem ilícita do produto responde por receptação dolosa. Em alguns casos descobrimos também o autor do furto” esclareceu.
Orientações
A Polícia Civil orienta as vítimas que não deixem de registrar o Boletim de Ocorrência quando ocorrerem os crimes de furto ou roubo de celulares. “Importantíssimo registrar o Boletim de Ocorrência e gravar o número do IMEI do celular. Com o número do IMEI a polícia realiza as diligências necessárias para localização do aparelho” disse o delegado de Polícia Rubem Dario Gomes Paixão.