Desenvolver atividades de pro moção e valorização da vida, bem como monitorar alunos com depressão, é o objetivo do programa estadual de prevenção e combate à depressão e ao suicídio. O assunto está em evidência neste mês de setembro, período de combate ao suicídio e à depressão.
Em tramitação na Assembleia Legislativa, a proposta apresentada pelo deputado Nilton Franco (MDB) pretende capacitar professores e profissionais de ensino como agentes preventivos na identificação de alunos propensos à depressão severa e ao suicídio.
Outras ações previstas incluem o encaminhamento psicológico desses casos e a divulgação das diretrizes do programa, a fim de ampliar seu alcance e sensibilizar a população quanto à valorização da vida e ao combate ao suicídio.
A deputada Vanda Monteiro (PSL), por sua vez, apresentou proposta sobre a obrigatoriedade de afixação nos avisos do Disque 188, número do Centro de Valorização da Vida (CVV) que presta apoio emocional a pessoas depressivas ou em situação de risco.
O CVV realiza, sob total sigilo, atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a todas as pessoas que precisem desse tipo de apoio.
Setembro Amarelo
Iniciada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha de prevenção ao suicídio tem como objetivo mobilizar o maior número de pessoas para quebrar o tabu sobre o assunto.
Por meio da Diretoria de Saúde (DISAU), a Assembleia Legislativa do Tocantins também abordou o tema em palestra denominada “Suicídio: sinais de alerta e prevenção”. O evento fez parte da programação de 10 de setembro, Dia Mundial de Combate ao Suicídio, e da campanha nacional do Setembro Amarelo.