Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Projeto da Senadora Professora Dorinha Atualiza Cálculo de Reajuste do Piso Salarial do Magistério

Data do post: 07/02/2024 11:54:34  Imprimir

Ascom/Senadora DorinhaTramita no Senado Federal o projeto de lei 1.989/23, de autoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO), que atualiza o cálculo de reajuste do piso salarial do magistério.

A proposta atualiza o piso de acordo com o percentual de variação das receitas que compõem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), não podendo ser inferior à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Segundo a senadora, a valorização do profissional da educação se baseia no tripé carreira, formação e remuneração. “A remuneração é um aspecto fundamental para a dignidade dos profissionais e para a atratividade da carreira docente. Até mesmo porque há uma grande distância entre a remuneração dos profissionais da educação comparada com a de outros com a mesma escolaridade”, justificou a parlamentar.

Professora Dorinha considera que, apesar de ainda haver dificuldade no seu cumprimento, a lei do piso e o critério adotado inicialmente cumpriram o seu papel de dar um primeiro impulso ao que estava com grande grau de defasagem.

A regra atual utiliza o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente para a complementação da União. Como a matrícula é um dos elementos dessa equação e a matrícula está em queda, o novo critério mais sustentável é que seja de acordo com a variação das receitas do fundo. “Esse caminho pode ser uma alternativa aos impactos que a regra atual causa, mas também a uma insuficiente correção pelo índice inflacionário”.

O projeto ainda prevê que a União complementará o piso salarial profissional nacional, nos casos dos entes federativos que comprovadamente não tenham disponibilidade orçamentária para pagá-lo integralmente. Para isso, a União utilizará recursos adicionais à sua complementação federal ao Fundeb, no limite que corresponda a 25% do respectivo montante.

Fonte: Ascom/Senadora Dorinha

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.