Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Maio Cinza: SES-TO Alerta Para o Diagnóstico Precoce Do Câncer de Cérebro, a 10ª Causa Mais Comum Em Mulheres e a 11ª Em Homens

Data do post: 30/04/2024 20:46:33  Imprimir

DivulgaçãoNeste mês de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aderiu à importante Campanha Maio Cinza, visando alertar e conscientizar a população sobre a relevância do diagnóstico precoce dos tumores cerebrais. Essa condição, que afeta o órgão responsável por coordenar todas as funções do corpo humano, pode manifestar-se tanto na forma benigna quanto maligna. Enquanto os tumores benignos crescem lentamente e podem ser tratados com cirurgia, os malignos apresentam crescimento acelerado, sintomas e exigem tratamentos mais complexos.

O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC), e os tumores nessa região resultam do crescimento de células anormais nos tecidos correspondentes. A incidência desses tumores varia conforme a faixa etária, com crianças e adultos desenvolvendo diferentes tipos de patologias. Além disso, fatores genéticos e certas síndromes familiares aumentam o risco de desenvolvimento de tumores cerebrais. A exposição a radiações, como raios X e gama, é identificada como um dos principais fatores de risco.

Gustavo Fernandes Leobas, neurocirurgião do Hospital Geral de Palmas (HGP), destaca os tipos mais comuns de tumores cerebrais no SNC. Ele ressalta a importância de distinguir entre tumores que se originam no cérebro (primários) e aqueles que se originam em outros órgãos e se disseminam para o cérebro (secundários ou metastáticos). O especialista menciona que tumores metastáticos frequentemente têm origem no câncer de mama, pulmão e melanoma cutâneo, enfatizando a importância de medidas preventivas específicas para cada tipo.

"Tumores cerebrais primários, mesmo benignos e de crescimento lento, podem causar danos neurológicos irreversíveis ou fatais ao pressionar e destruir o tecido cerebral normal", explica o especialista. Os sintomas desses tumores podem surgir gradualmente ou de forma súbita, incluindo dores de cabeça, tonturas e lapsos de memória, o que torna o diagnóstico precoce desafiador.

O tratamento dos tumores cerebrais depende do tamanho e localização do tumor, podendo incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia-alvo molecular e imunoterapia, adaptados individualmente para cada paciente, seja para tumores primários ou secundários. No Tocantins, o acompanhamento é realizado nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) de Palmas e Araguaína, onde aproximadamente 20 pacientes estão sob cuidados.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, a cada ano, ocorram cerca de 11.490 novos casos de câncer do Sistema Nervoso Central no Brasil, no período de 2023 a 2025. Esses números alertam para a importância da conscientização e da busca por diagnóstico precoce, destacando a relevância das campanhas como o Maio Cinza na luta contra os tumores cerebrais.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.