Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Procon Tocantins Notifica 574 Empresas Durante a Operação De Olho No Preço

Data do post: 22/05/2024 10:45:30  Imprimir

DivulgaçãoEntre os dias 24 de abril e 17 de maio, o Procon Tocantins conduziu a operação "De Olho no Preço" em várias cidades do estado, incluindo Palmas, Gurupi, Araguaína, Dianópolis, Porto Nacional, Colinas, Guaraí, Tocantinópolis e Araguatins. Ao todo, 667 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, abrangendo diversos segmentos como lojas de vestuário e calçados, joalherias, eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e decoração, óticas, lojas de departamentos, cosméticos, concessionárias de veículos e garagens.

Durante a operação, 391 empresas foram notificadas pela ausência de precificação dos produtos, distribuídas da seguinte forma: Palmas (160), Colinas do Tocantins (63), Porto Nacional (52), Tocantinópolis (30), Araguaína (28), Gurupi (26), Dianópolis (22), Guaraí (7) e Araguatins (3).

Além disso, 183 empresas foram notificadas pela ausência de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, e 12 empresas receberam notificações porque os preços dos produtos expostos nas vitrines não estavam com a face principal voltada para os consumidores.

"O principal objetivo da operação 'De Olho no Preço' é garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados. A ausência de preços nos produtos é uma prática que fere a transparência e impede que o consumidor tome decisões estando informado. Estamos comprometidos em assegurar que todos os estabelecimentos cumpram as normas estabelecidas, proporcionando um ambiente de compras justo e claro para todos", afirmou Rafael Parente, superintendente do Procon Tocantins.

As empresas notificadas têm um prazo de 24 horas para se regularizarem. Caso não cumpram o prazo, poderão ser autuadas.

Magno Silva, diretor de Fiscalização do Procon, ressalta que "os estabelecimentos comerciais têm obrigatoriamente que apresentar o produto ou o serviço com o preço de maneira clara e objetiva. Os preços de produtos ou serviços expostos à venda devem ter sua face principal voltada ao consumidor, de forma a garantir a pronta visualização do preço, independentemente de solicitação do consumidor ou da intervenção do comerciante." Além disso, é obrigatório que cada estabelecimento disponibilize um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso para consulta.

Como Denunciar

Os consumidores que identificarem produtos sem preço podem denunciar através do WhatsApp pelo número (63) 99216-6840 ou ligar para o Disque 151. O estabelecimento será fiscalizado e, caso confirmada a irregularidade, as penalidades cabíveis serão aplicadas.

Legislação

- Lei Federal nº 8.078/90 (CDC)

- Art. 6° - São direitos básicos do consumidor: a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço.

- Art. 31 - A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem.

- Decreto Federal n° 5.903/2006

- Art. 2° - Os preços de produtos e serviços deverão ser informados adequadamente, garantindo ao consumidor a correção, clareza, precisão, ostensividade e legibilidade das informações.

- Lei Federal n° 12.291/2010

- Art. 1° - Os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços são obrigados a manter, em local visível e de fácil acesso ao público, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor.

- Art. 2° - O não cumprimento do disposto nesta Lei implicará em multa no montante de até R$ 1.064,10.

-  Decreto Federal n° 5.903/2006

- Art. 5° - Na hipótese de afixação de preços de bens e serviços para o consumidor, a etiqueta ou similar afixada diretamente no produto exposto à venda deverá ter sua face principal voltada ao consumidor, para garantir a pronta visualização do preço, independentemente de solicitação do consumidor ou intervenção do comerciante.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.