Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Ao Presidir Sessão Especial Sobre PNEA, Professora Dorinha (TO) Pede União De Forças Pela Preservação Ambiental No Brasil

Data do post: 06/06/2024 23:28:23  Imprimir

DivulgaçãoAo presidir a sessão especial, nesta terça-feira (4), pelos 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a senadora Professora Dorinha (TO) disse que o documento tem sido fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro sustentável, mas ainda há muito a conquistar. Para a parlamentar, a efetiva implementação da PNEA em todo o território nacional ainda enfrenta desafios, como a falta de recursos financeiros e humanos, a fragmentação e descontinuidade das ações e a baixa articulação entre os diferentes setores da sociedade.

“A PNEA tem contribuído para a incorporação da dimensão ambiental nos currículos escolares, para a capacitação de educadores e para a sensibilização da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. No entanto, apesar dos avanços alcançados, ainda temos um longo caminho a percorrer”, frisou a parlamentar. Criada pela Lei 9.795/1999, a PNEA representa, segundo especialistas, um divisor de águas na história da educação ambiental no Brasil por estabelecer princípios, objetivos e estratégias para a promoção da educação ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, assim como em ações e práticas sociais.

“Ao longo desses 25 anos, a PNEA tem sido um instrumento fundamental para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro sustentável”, afirmou a senadora por Tocantins. Durante a sessão especial, Dorinha fez questão de saudar o autor do projeto de lei que criou a PNEA, o ex-deputado federal Fábio Feldman. “Sua visão e dedicação foram fundamentais para a criação desse marco legal, que tem norteado os esforços de educação ambiental em nosso país ao longo das últimas duas décadas e meia”, frisou a senadora.

Ainda de acordo com Dorinha, somente com a união de forças entre poder público, meios de comunicação, instituições educativas, órgão do Sistema Nacional de Meio Ambiente, empresas, instituições e sociedade será possível superar verdadeiramente os desafios relacionados à questão ambiental. “Para superar esses desafios, é fundamental que renovemos nosso compromisso com a educação ambiental e que trabalhemos de forma coordenada e integrada. Somente por meio desse esforço conjunto e coordenado, com cada ator assumindo suas responsabilidades e trabalhando de forma integrada, seremos capazes de transformar a educação ambiental em uma ferramenta poderosa para a construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável”, afirmou.

Entre os convidados para a sessão especial estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes; o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires; a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), Zara Figueiredo; a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA); Veronica Sánchez da Cruz Rio; entre outras autoridades.

Fonte: Senadora Professora Dorinha

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.