Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Estratégia De Combate Ao Desmatamento Ilegal No Tocantins é Destaque Em Encontro Nacional

Data do post: 19/06/2024 11:04:16  Imprimir

DivulgaçãoO Governo do Tocantins apresentou na última terça-feira, 18, um panorama abrangente de sua Estratégia de Combate ao Desmatamento Ilegal, bem como suas iniciativas de prevenção e combate aos incêndios florestais. A apresentação ocorreu durante o Encontro Nacional de Usuários RedeMais 2024 - Meio Ambiente Integrado e Seguro, realizado em Brasília nos dias 18 e 19. O evento, organizado pela Polícia Federal e seus parceiros, reuniu secretários, diretores e representantes de mais de 120 instituições públicas de todo o país com o objetivo de apresentar resultados do Programa Brasil Mais - Meio Ambiente Integrado e Seguro, que utiliza tecnologias geoespaciais para combater crimes ambientais.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) destacou, no primeiro dia do encontro, suas políticas públicas voltadas para a proteção ambiental, enfatizando o uso de ferramentas tecnológicas, programas e ações estaduais. Um ponto alto da apresentação foi a operacionalização do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma).

O secretário Marcello Lelis abriu sua apresentação detalhando o cenário ambiental do Tocantins, estado com 277 mil km² de extensão territorial, sendo 91% de bioma Cerrado e 9% de bioma Amazônico. Ele destacou que 35% do território é de Reserva Legal, 15% são Áreas Protegidas por Unidades de Conservação e 60% do território é conservado. Lelis também mencionou a importância da área produtiva do estado, o PIB oriundo do agronegócio e a relação com a região do Matopiba.

Lelis apresentou a estrutura da Estratégia de Combate ao Desmatamento Ilegal, que inclui a formação do Grupo de Trabalho (GT) de Combate ao Desmatamento Ilegal, instituído por meio de Portaria Conjunta e envolvendo cinco instituições: Semarh, Naturatins, Batalhão da Polícia Militar Ambiental, MPTO e IBAMA-TO.

No âmbito da estratégia, Lelis mencionou o Pacto Pelo Desmatamento Ilegal Zero, firmado entre o Governo do Tocantins e 12 importantes organizações do setor agropecuário. Ele também destacou o Painel de Monitoramento realizado pelo MPTO com dados do Brasil Mais e Mapbiomas, e a estruturação do Cigma para concentrar o cruzamento de dados em uma Sala de Situação. Este mês, a Força-tarefa de fiscalização iniciou operações em 130 propriedades identificadas no alerta do Painel de Monitoramento.

O secretário demonstrou o Painel de Monitoramento do Desmatamento em Tempo Real, que classifica desmatamentos em legal (verde), deslocado (amarelo) e ilegal (vermelho). Lelis ressaltou que essa classificação melhora a análise do monitoramento, direciona operações mais efetivas e contribui para a economia de recursos e tempo.

Na prevenção e combate aos incêndios florestais, Lelis destacou o programa Foco no Fogo, que já alcançou mais de 3,8 mil pessoas em propriedades rurais e mais de 6,1 mil em unidades de ensino urbanas e rurais. Ele também salientou a parceria com as 32 instituições do Comitê do Fogo, o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e a atuação do Exército do Fogo, que envolve aproximadamente 1.080 brigadistas, incluindo profissionais do Ibama, Naturatins, Semarh/Defesa Civil e 100 Brigadas Municipais.

O painel foi encerrado com um resumo sobre o pioneirismo do Tocantins na transformação do carbono em ativos financeiros e os avanços do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (JREDD+ Tocantins), detalhando as iniciativas e pré-investimentos para alavancar o registro dos créditos e a estruturação do Cigma.

No segundo dia do evento, a equipe do Tocantins contará com a participação da secretária Executiva do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mônica Avelino; da superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos; e da diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Floresta, Cristiane Peres.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.