A Polícia Militar, por meio do Comando Regional de Policiamento – CRP/2 e as Unidades Operacionais da 5ª CIPM – sediada em Tocantinópolis e do 9º BPM de Araguatins, participou na manhã de quinta-feira, 27, na Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis, da 2ª Reunião promovida pelo Núcleo de Prevenção à Violência nos Territórios Indígenas.
O encontro serviu para debater assuntos relacionados à Segurança Pública e à Saúde dentro dos territórios indígenas das aldeias da etnia Apinajé, abrangendo os municípios de Tocantinópolis, Maurilândia, São Bento e Cachoeirinha. Durante o debate, foram apresentadas as problemáticas enfrentadas pelos povos indígenas locais, como a entrada de drogas lícitas e ilícitas nas aldeias e suas consequências.
Os representantes das aldeias expressaram preocupação com a necessidade de um maior policiamento ostensivo nas terras indígenas e outras ações de atenção à saúde como pontos fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população, que soma aproximadamente três mil e duzentos indígenas.
A reunião contou com a participação do Tenente-Coronel PM Abner Alves Martins, Comandante Regional de Policiamento da 2ª Região – CRP 2, acompanhado do TenenteCoronel PM José Mário Carvalho Lemos, Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar em Araguatins, e do Major PM José Carlos da Costa Abreu, Comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar em Tocantinópolis.
Também estiveram presentes a Sra. Maria Vandecy Soares Ribeiro, Secretária Municipal de Saúde de Tocantinópolis, o Dr. Thiago Daniel de Morais, Delegado de Polícia Civil de Tocantinópolis, a Sra. Sandra Batista da Silva, representando a Delegacia da Mulher de Tocantinópolis, a Sra. Lilian Pino da Silva, responsável técnica do Polo Base Indígena de Tocantinópolis, o Cacique da Aldeia Mariazinha em Tocantinópolis, o Sr. Evando Ribeiro Pereira, Psicólogo do Polo Indígena de Tocantinópolis, e demais autoridades envolvidas na área de Segurança e Saúde indígena, como representantes da Funai, CRAS, CREAS e CAPS.
A Polícia Militar, representada pelo Tenente-Coronel Abner, Comandante Regional de Policiamento da 2ª Região – CRP 2, garantiu às lideranças presentes no evento o empenho da Corporação na manutenção do policiamento ostensivo na região e a implementação de operações destinadas a coibir os ilícitos que preocupam as lideranças indígenas. A atuação respeitará as culturas e particularidades dos povos indígenas e incluirá ações preventivas, como palestras focadas na redução dos problemas apresentados, dentro das atribuições da Polícia Militar e em conformidade com a legislação vigente.