Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Nascimento De Oito Patinhos-Mergulhões No Jalapão Renova Esperança Para Conservação Da Espécie

Data do post: 07/08/2024 23:10:28  Imprimir

DivulgaçãoNo final de julho, um evento significativo para a conservação da biodiversidade ocorreu no Rio Novo, na região do Jalapão: o nascimento de oito patinhos-mergulhões, uma espécie criticamente ameaçada. A descoberta do ninho ativo aconteceu em junho, durante uma expedição conjunta do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Fundação Pró-Natureza (Funatura) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com o apoio do Fundo Mohamed Bin Zayed de Espécies Ameaçadas, dos Emirados Árabes Unidos; da Reserva Conservacionista Piracema, de Almas; e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), através do escritório local de Porto Alegre do Tocantins.

Atualmente, restam menos de 200 indivíduos dessa espécie na natureza, sendo que a população do Rio Novo é estimada em apenas 25 adultos. Entre 26 de junho e 1º de julho, os pesquisadores percorreram os 145 km do Rio Novo e identificaram um ninho até então não mapeado, localizado em uma cavidade de árvore às margens do rio. Este é o único ninho conhecido para a temporada de 2024.

Dois estudantes de mestrado da Uema, Janaína Silva e Franciel Lima, começaram a monitorar o ninho a partir de 30 de junho, coletando dados essenciais para a compreensão do ciclo reprodutivo da espécie. Equipados com câmeras, binóculos e gravadores, eles registraram informações que serão usadas na dissertação de Janaína Silva, orientada pelo doutor Flávio Kulaif Ubaid.

Segundo o biólogo e inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Marcelo Barbosa, o trabalho em cooperação em 2024 proporcionou mais informações sobre a reprodução e a sobrevivência dos filhotes. Marcelo Barbosa e Paulo de Tarso Antas, da Funatura, acompanharam os mestrandos nos primeiros dias de observação, que se estendeu até 30 de julho, quando os patinhos nasceram, trazendo esperança renovada para a conservação da espécie. "A formação de novos e jovens pesquisadores é um dos pilares previstos nas ações de monitoramento e conservação do pato-mergulhão, desenvolvidas pelo Naturatins. Com diversos equipamentos, como máquinas fotográficas, binóculos e gravadores digitais, coletaram dados inestimáveis para o entendimento da reprodução da espécie", destacou Marcelo Barbosa.

Para o biólogo Paulo Antas, a colaboração entre instituições, moradores, visitantes e proprietários ao redor do Rio Novo é fundamental para a conservação dessa espécie única, símbolo das águas interiores brasileiras e uma das mais raras nas Américas e no mundo.

Os pesquisadores continuam a monitorar o grupo familiar, estudando o comportamento e as atividades dos pais com os filhotes nas primeiras semanas. Uma nova equipe dará continuidade às observações até setembro, quando um novo censo será realizado ao longo do Rio Novo. "Pouco é conhecido ainda a respeito das interações dos patinhos nos primeiros dias de vida com o ambiente, dos desafios que precisam superar até chegar à fase em que adquirem a capacidade de voo e aumentam as suas chances de sobrevivência. Os dados coletados por Janaína e Franciel irão auxiliar no entendimento desses desafios, dando condições para o planejamento de ações capazes de aumentar o sucesso reprodutivo da espécie no Jalapão e com potencial para serem aplicadas nas outras populações remanescentes na natureza com o mesmo objetivo", finalizou Marcelo Barbosa.

O nascimento desses oito patinhos-mergulhões no Jalapão representa um importante avanço na luta pela preservação da espécie e demonstra o valor das parcerias e do trabalho contínuo na conservação da biodiversidade.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.