Em uma operação conjunta de grande envergadura, as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal do Tocantins e de Goiás realizaram a prisão preventiva de L.J.A.M., 36 anos, considerado o “maior ladrão” de caminhonetes Hilux do Norte do Brasil. A Operação Sem Fronteiras, que ocorreu nos dias 17 e 18 de agosto, foi o culminar de 20 dias de intenso monitoramento de um grupo criminoso especializado em furtar esses veículos.
O grupo, que havia furtado duas caminhonetes Hilux em Palmas no início de agosto, estava em fase de preparação para novos furtos durante o último fim de semana, mas teve suas ações frustradas pela ação rápida e coordenada das forças de segurança. Além de L.J.A.M., outros dois suspeitos foram detidos, ouvidos, e liberados, devido à ausência de flagrante.
Durante a operação, as autoridades apreenderam um veículo Gol, utilizado pelo grupo para apoio logístico, e um equipamento avaliado em cerca de R$ 50 mil, utilizado para desbloquear o sistema de segurança das caminhonetes e criar uma chave virtual para dar partida nos veículos.
De acordo com o delegado Rossílio Correia, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfra - Palmas), as investigações permitiram desmantelar o modus operandi do grupo, que envolvia o uso de um veículo de apoio para facilitar os furtos. "O chefe do grupo, em aproximadamente 1 minuto e 38 segundos, conseguia destravar o sistema de segurança do veículo e gerar uma chave virtual para ligálo", explicou o delegado.
L.J.A.M., que já havia sido preso outras duas vezes pela mesma delegacia por furtar outras 16 caminhonetes entre 2020 e 2022, confessou os furtos recentes e revelou que planejava furtar mais veículos durante um show com grande público no fim de semana. Após a emissão do mandado de prisão preventiva, ele foi encaminhado para a Unidade Penal de Palmas.
A operação é mais um exemplo do trabalho contínuo realizado pela Delegacia Especializada, que tem como objetivo desarticular redes criminosas envolvidas no furto e roubo de veículos em todo o Tocantins. "As ações de combate à criminalidade continuam sendo desenvolvidas com o apoio das demais corporações, sempre com o objetivo de prender os autores e recuperar os bens dos cidadãos", concluiu o delegado Rossílio Correia.