A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (Ficco/TO), em parceria com as polícias Federal (PF), Civil (PC/TO), Militar (PMTO) e Penal do Estado, deflagrou a Operação Embrião, com o objetivo de desarticular o núcleo de apoio de uma facção criminosa envolvida em assaltos a bancos nas cidades de Divinópolis e Dois Irmãos do Tocantins, ocorridos em 2022.
A operação, que contou com a participação de cerca de 80 policiais, foi realizada simultaneamente nas cidades de Palmas, Paraíso e Tocantínia. No total, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, além de 6 mandados de prisão temporária, todos expedidos pela Vara Criminal de Miranorte.
O delegado responsável pela ação, Evaldo Gomes, destacou que, durante a operação, foram apreendidos computadores, celulares e documentos, além da prisão de um homem de 48 anos em Palmas. "Durante as investigações da Operação Embrião, identificamos os indivíduos que deram suporte logístico aos criminosos durante os roubos aos bancos do Brasil, Bradesco e Sicoob. Os suspeitos que efetuaram os roubos foram neutralizados ainda em 2022 e, nesta manhã, o alvo foi o grupo de apoio que colaborou para a execução dos crimes", afirmou o delegado.
Os equipamentos e documentos apreendidos serão encaminhados para perícia, enquanto o suspeito preso será levado à Unidade Penal de Palmas, onde ficará à disposição da justiça.
A operação também contou com o suporte das 1ª e 6ª Divisões Especializadas de Repressão ao Crime Organizado (Deics) de Palmas e Paraíso, da Delegacia Regional de Paraíso, da Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (Decor) e do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), além do apoio das Forças Armadas e da Polícia Penal. Essa ação representa um passo significativo na luta contra o crime organizado na região, reforçando o compromisso das autoridades em combater o crime com determinação e eficácia.