Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Operação Malha Fina: Naturatins Intensifica Fiscalização Contra Caça e Pesca Predatórias No Parque Estadual Do Cantão e Lago Da UHE De Estreito

Data do post: 27/08/2024 14:36:20  Imprimir

Para reforçar o combate à caça e pesca predatórias, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, nesta segunda-feira, 26, mais uma fase da Operação Malha Fina. Realizada simultaneamente no Parque Estadual do Cantão (PEC) e no Lago da Usina Hidrelétrica (UHE) de Estreito, a operação, que teve início na terça-feira, 20, resultou na apreensão de 1,1 mil metros de redes de emalhar, três tarrafas, uma espingarda artesanal calibre 22, uma munição e uma motosserra.

No Parque Estadual do Cantão, a operação foi coordenada pelo fiscal ambiental Jusley Caetano, em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e servidores da Unidade de Conservação (UC). As atividades abrangeram tanto a fiscalização terrestre quanto aquática, garantindo uma cobertura abrangente da região. Nas águas do Rio Araguaia e seus afluentes, a equipe intensificou a fiscalização de embarcações e acampamentos, reforçando a importância da preservação ambiental e alertando sobre as consequências de práticas irregulares. "Nossa missão é preservar nossos recursos naturais e garantir que as normas ambientais sejam rigorosamente cumpridas na região do PEC, uma área de extrema importância ecológica para o Tocantins", destacou Jusley Caetano.

Durante as ações por terra, diversos veículos foram abordados em blitzes nos assentamentos Manchete, Onalício Barros e Pequizeiro. A equipe também atendeu a denúncias de extração ilegal de madeira na reserva do Assentamento Onalício Barros, onde foram apreendidos uma espingarda artesanal calibre 22, uma munição e uma motosserra. Todo o material recolhido foi encaminhado à sede do Naturatins para os devidos procedimentos legais.

Além da fiscalização, a equipe do Naturatins conduziu ações educativas para sensibilizar os pescadores sobre a importância da conservação dos recursos naturais. Foram fornecidas orientações quanto às normas ambientais e incentivadas práticas de pesca responsável. "As atividades realizadas durante as abordagens também consistem em enfatizar a necessidade de respeitar as normas ambientais para garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a preservação dos ecossistemas aquáticos", enfatizou o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto.

No Lago da UHE de Estreito, a operação foi coordenada pelo fiscal ambiental Antoniel Gouveia, com foco no combate à caça e pesca predatórias, além de coibir o transporte irregular de pescado e o tráfico de animais silvestres. A operação abrangeu os municípios de Palmeirante, Barra do Ouro, Filadélfia, Babaçulândia, Darcinópolis e Palmeiras do Tocantins, com rondas terrestres e abordagens em estradas vicinais. Durante a ação, que também resultou na apreensão de 1,1 mil metros de redes de emalhar e três tarrafas, foram vistoriados acampamentos, embarcações e diversos ribeirinhos e pescadores, todos orientados sobre as leis ambientais e a importância da prática da pesca legal e sustentável.

Essa iniciativa reforça o cumprimento da Portaria Conjunta Naturatins nº 01/2024, que 1 proíbe, por um período de 12 meses, a atividade de pesca profissional em todo o Reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães e no Reservatório da Usina Hidrelétrica Estreito, assegurando a proteção e a preservação dos recursos naturais da região.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.