Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Força-Tarefa é Mobilizada Para Combater Mortandade De Peixes No Rio Javaés

Data do post: 05/09/2024 12:04:09  Imprimir

DivulgaçãoO Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), organizou uma força-tarefa para enfrentar a crescente mortandade de peixes no Rio Javaés, na região de Formoso do Araguaia. A ação surge como resposta à redução drástica dos níveis de água causada pela intensa estiagem. Uma reunião estratégica foi realizada nesta quarta-feira, 4, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins, onde foram definidas as diretrizes para uma atuação conjunta de diversas instituições.

Coordenada pelo Naturatins, a operação conta com o apoio da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), através do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO); e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Essa cooperação entre os órgãos tem o objetivo de salvar os peixes afetados pela seca e evitar danos maiores ao ecossistema local.

Estiveram presentes na reunião o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Peterson Queiroz de Ornelas; o comandante do BPMA, tenente-coronel Geraldo Magela Azevedo Silva Júnior; e o secretário do Meio Ambiente, Marcelo Lellis. O presidente do Naturatins, coronel Edvan de Jesus Silva, enfatizou a gravidade da situação e a necessidade de uma resposta rápida. "Estamos vivenciando uma seca intensa e, por isso, enfrentando grandes desafios na região de Formoso do Araguaia. É fundamental tomarmos medidas urgentes e unirmos esforços para salvar os peixes afetados pela queda nos níveis de água", declarou.

O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Barbosa, também destacou a importância da integração das forças na proteção do meio ambiente. "Estamos comprometidos em somar forças para enfrentar essa crise ambiental. A situação exige uma resposta rápida e eficiente para minimizar os danos e proteger a fauna aquática da região", afirmou.

A força-tarefa será implementada de forma emergencial, mas com a intenção de se tornar uma ação recorrente nos períodos de seca. Além das respostas imediatas, a iniciativa busca promover resultados mais sustentáveis a longo prazo, intensificando a fiscalização e a preservação das espécies na região, garantindo o equilíbrio ambiental.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.