A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove uma importante web reunião nesta quinta-feira, 12, com o objetivo de orientar médicos, gestores municipais e profissionais de saúde sobre as melhores práticas para remoções cadavéricas. A reunião faz parte de uma iniciativa para atualizar o fluxograma do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados com as normas e procedimentos vigentes.
O evento, que acontecerá das 8h às 14h, será conduzido pelo médico Arthur Carvalho, diretor técnico do SVO, e é destinado aos profissionais que atuam nos 64 municípios que compõem a macrorregião norte de Saúde. Para participar, basta acessar o link da reunião: https://meet.google.com/uha-wjcf-bqo
Durante o encontro, serão abordadas questões cruciais para a organização dos processos de trabalho, incluindo o fluxo de atendimento, esclarecimento da causa mortis por meio de necropsias em falecidos de morte natural, com ou sem assistência médica, além de elucidação diagnóstica e garantia da fidelidade estatística no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e na emissão da Declaração de Óbito (DO).
Sobre o SVO
O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) tem como função investigar causas de óbitos naturais mal definidas. Diferente do Instituto Médico Legal (IML), que se foca em óbitos de causas externas a pedido de autoridades policiais, o SVO atua mediante solicitação médica e com o consentimento dos familiares para esclarecer óbitos naturais. Atualmente, as unidades do SVO em Araguaína e Palmas realizam, em média, entre 250 a 300 necropsias por ano.
Esse esforço contínuo visa melhorar a precisão dos registros de mortalidade, garantindo que as causas de óbitos naturais sejam devidamente investigadas e esclarecidas, trazendo mais transparência e precisão às estatísticas de saúde no Tocantins.