Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

SES-TO Promove Web Reunião Sobre Fluxograma Do Serviço De Verificação De Óbitos (SVO) Para Profissionais Da Súde

Data do post: 11/09/2024 16:01:25  Imprimir

DivulgaçãoA Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove uma importante web reunião nesta quinta-feira, 12, com o objetivo de orientar médicos, gestores municipais e profissionais de saúde sobre as melhores práticas para remoções cadavéricas. A reunião faz parte de uma iniciativa para atualizar o fluxograma do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados com as normas e procedimentos vigentes.

O evento, que acontecerá das 8h às 14h, será conduzido pelo médico Arthur Carvalho, diretor técnico do SVO, e é destinado aos profissionais que atuam nos 64 municípios que compõem a macrorregião norte de Saúde. Para participar, basta acessar o link da reunião: https://meet.google.com/uha-wjcf-bqo

Durante o encontro, serão abordadas questões cruciais para a organização dos processos de trabalho, incluindo o fluxo de atendimento, esclarecimento da causa mortis por meio de necropsias em falecidos de morte natural, com ou sem assistência médica, além de elucidação diagnóstica e garantia da fidelidade estatística no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e na emissão da Declaração de Óbito (DO).

Sobre o SVO

O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) tem como função investigar causas de óbitos naturais mal definidas. Diferente do Instituto Médico Legal (IML), que se foca em óbitos de causas externas a pedido de autoridades policiais, o SVO atua mediante solicitação médica e com o consentimento dos familiares para esclarecer óbitos naturais. Atualmente, as unidades do SVO em Araguaína e Palmas realizam, em média, entre 250 a 300 necropsias por ano.

Esse esforço contínuo visa melhorar a precisão dos registros de mortalidade, garantindo que as causas de óbitos naturais sejam devidamente investigadas e esclarecidas, trazendo mais transparência e precisão às estatísticas de saúde no Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.