A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou nesta quinta-feira, 3, o 4° Boletim Climático e Riscos de Incêndio, trazendo uma boa notícia para o Tocantins: uma redução expressiva no número de queimadas. Entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro, foram registrados 259 focos de incêndio, uma queda de 79% em relação aos 1.258 focos registrados na semana anterior.
O município de Formoso do Araguaia lidera com 41 focos, seguido por Sandolândia com 28 e Mateiros com 21. Já a microrregião de Araguaína apresentou o menor número de focos, representando apenas 1,2% do total, enquanto a microrregião do Rio Formoso registrou a maior incidência, com 35,9%.
Condições climáticas e monitoramento hídrico:
O boletim também prevê a continuidade das temperaturas elevadas e da baixa umidade relativa do ar, fatores que intensificam o risco de incêndios. Na região norte do estado, a temperatura média foi de 27,8ºC com umidade de 68%, enquanto a região central registrou 33,5ºC e 41% de umidade. Já no sul do Tocantins, as médias foram de 29,6ºC e 46% de umidade relativa.
Em relação ao monitoramento hídrico, há uma tendência de queda nos níveis dos rios, comum durante o período de estiagem. Entretanto, a estação Jatobá, no Rio do Sono, registrou um nível de 2,80 metros, indicando uma leve recuperação em comparação ao ano anterior, quando o nível estava em 2,65 metros.
Publicação e monitoramento:
O Boletim Climático e Riscos de Incêndio é publicado semanalmente pelo Governo do Tocantins e elaborado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O documento oferece dados detalhados sobre o monitoramento climático, focos de incêndio, níveis dos rios nas bacias hidrográficas e a distribuição dos incêndios em áreas públicas, privadas e federais.
Para mais informações, consulte o Boletim Climático e Riscos de Incêndio do Tocantins e fique por dentro das ações de prevenção e combate às queimadas.