Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Custodiados De Cariri Concluem Curso De Corte e Costura e Avançam Na Ressocialização

Data do post: 08/10/2024 09:45:05  Imprimir

DivulgaçãoO Governo do Tocantins, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO), celebrou, na sexta-feira, 4 de outubro, a formatura de 12 custodiados da 2ª turma do curso de Qualificação e Aperfeiçoamento em Corte e Costura na Unidade de Tratamento Penal de Cariri (UTPC). Com duração de 130 horas, o curso teve como objetivo principal capacitar os participantes na confecção de uniformes, que são distribuídos para as unidades penais do estado.

Além da profissionalização, o curso desempenha um papel essencial na reintegração social dos custodiados, oferecendo a possibilidade de redução de dias de pena e promovendo novas oportunidades de ressocialização. O coordenador da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Norton Rodrigues, destacou a relevância dessa capacitação contínua: “Seguimos com a oficina permanente de trabalho, onde fabricamos os uniformes dos próprios custodiados. Aqui, por exemplo, produzimos shorts que serão distribuídos para todas as unidades prisionais do estado”, ressaltou o policial penal.

Danilo Roberto, responsável pedagógico da UTPC, também reforçou a importância dessa qualificação. “Durante o curso, os custodiados estão trabalhando e remindo pena, o que os prepara para uma reintegração positiva à sociedade quando ganharem o alvará de soltura”, explicou.

A instrutora Joelma Maria de Alencar, do Senar, pontuou o impacto positivo da capacitação para a reintegração social. “Quando cheguei, os alunos tinham dificuldades na graduação de moldes, mas, ao final, obtiveram um aproveitamento de 100%. Agradecemos ao Senar pela parceria que viabiliza essas iniciativas tão significativas”, disse.

Para os custodiados, o curso representa muito mais que uma oportunidade profissional. Um dos formandos compartilhou a satisfação de se conectar com a tradição familiar de costura: “Descobri que tinha habilidade, mas faltava conhecimento. Agora me sinto ainda mais próximo da minha família, porque a costura está no nosso sangue”.

Essa ação faz parte do compromisso do Governo do Tocantins em promover a ressocialização, capacitando os custodiados e oferecendo-lhes novas perspectivas de futuro.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.