Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Semarh Divulga 1º Boletim De Desmatamento De 2024 Com Redução De 24,3% No Tocantins

Data do post: 14/10/2024 19:57:40  Imprimir

DivulgaçãoA Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou nesta segunda-feira, 14, o 1º Boletim de Desmatamento de 2024, revelando uma redução significativa de 24,3% nas áreas desmatadas no Tocantins nos últimos cinco meses (maio a setembro). Este resultado reflete os avanços no monitoramento e controle do desmatamento no estado, principalmente no bioma Cerrado.

De acordo com o boletim, no Cerrado, o Tocantins registrou uma área desmatada de 625,40 km² no período de 2024, o que equivale a 0,247% da área total deste bioma no estado. Essa redução representa uma queda de 24,5% em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram desmatados 831,61 km², ou 0,327% do bioma.

Entretanto, o bioma Amazônico apresentou um aumento de 18,8% no desmatamento em 2024. No período monitorado, foram registrados 4,49 km² de desmatamento, o que equivale a 0,018% do bioma, contra 3,78 km² em 2023, correspondendo a 0,015%.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, essa redução expressiva no desmatamento do Cerrado se deve ao trabalho conjunto das instituições que integram o Grupo de Trabalho de Monitoramento do Desmatamento, coordenado pela Semarh. O grupo conta com a participação do Naturatins, Ministério Público Estadual, Batalhão de Polícia Militar Ambiental e Ibama, além do compromisso do governador Wanderlei Barbosa e do setor produtivo, que aderiram ao Pacto contra o Desmatamento Ilegal.

A partir deste boletim, a Semarh passará a divulgar mensalmente os dados sobre desmatamento, com informações fornecidas pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Inpe, e processadas pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma). A análise será realizada em oito regiões do estado: Bico do Papagaio, Araguaína, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Jalapão, Rio Formoso, Gurupi e Dianópolis.

O boletim também traz a distribuição do desmatamento entre áreas de domínio federal e estadual, permitindo uma análise mais detalhada e visual, com gráficos e mapas que facilitam o entendimento dos dados, seja por bioma ou por região.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Rhana Auto Center
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.