Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Adapec Inicia Segunda Etapa Da Campanha De Declaração De Informações Pecuárias No Tocantins

Data do post: 23/10/2024 23:32:46  Imprimir

DivulgaçãoA Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) começará, no dia 1º de novembro, a segunda etapa da campanha de declaração de informações pecuárias obrigatória, que seguirá até o dia 30 do mesmo mês. A ação é voltada a todas as propriedades rurais que possuem animais, e faz parte do esforço contínuo para o controle sanitário no estado. Atualmente, mais de 58 mil propriedades estão cadastradas na Adapec, abrangendo um total de mais de 12 milhões de animais.

De acordo com o presidente da Adapec, Paulo Lima, o principal objetivo da campanha é garantir o controle sanitário dos rebanhos, visando a ampliação de mercados para a exportação de produtos cárneos do Tocantins. “O Governo do Tocantins, por meio da Adapec, realiza esse controle sanitário para que possamos alcançar novos status de livre de doenças e, com isso, abrir novos mercados de exportação para nossos produtos. A atualização desses dados é fundamental, por isso, convocamos todos os produtores rurais a realizarem suas declarações”, destacou Paulo Lima.

João Eduardo Pires, responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, reforça que todos os animais das propriedades rurais devem ter seus dados atualizados, incluindo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas e animais aquáticos. Para realizar a declaração, os produtores devem comparecer a um escritório da Adapec e preencher o formulário necessário. Aqueles que deixarem de declarar estarão sujeitos a uma multa de R$ 127,69 por propriedade e terão suas movimentações bloqueadas até a regularização.

Para as propriedades que enviarão animais para leilões ou abates no início de novembro, a Adapec informa que é possível antecipar a declaração de informações pecuárias a partir do dia 24 de outubro. Isso ocorre porque, a partir de 1º de novembro, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) estará condicionada à regularização da declaração.

Essa iniciativa é essencial para que o Tocantins continue avançando no controle sanitário e conquistando novos mercados para seus produtos de origem animal. A participação dos produtores rurais é vital para o sucesso desse processo e para a proteção dos rebanhos do estado.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.