Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Polícia Militar Do Tocantins Garante Segurança e Apoio Logístico Na Primeira Etapa Do Enem 2024

Data do post: 04/11/2024 21:17:50  Imprimir

DivulgaçãoNo último domingo, 03 de novembro, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) atuou na segurança e apoio logístico da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que foi realizada em 97 locais distribuídos por 31 municípios do estado. A segunda fase do exame está programada para ocorrer no próximo domingo, 10 de novembr

A operação contou com o trabalho de 145 policiais militares e o uso de 64 viaturas, mobilizadas desde o dia 02 de novembro. Nesse dia, equipes da PMTO escoltaram os Correios no transporte dos malotes de provas de Palmas para sete cidades-polo, onde foram armazenados nas Unidades Policiais Militares (UPMs): 2° BPM em Araguaína, 4° BPM em Gurupi, 7° BPM em Guaraí, 9° BPM em Araguatins, 10° BPM em Arraias, 11° BPM em Dianópolis e 8° CIPM em Palmeirópolis.

No domingo, às 6h, começou a distribuição das provas para as cidades próximas aos polos, e às 09h43 todos os locais de aplicação já haviam recebido os malotes, tornando Tocantins o quarto estado mais rápido na entrega. Em Palmas, o 1° BPM, com o apoio de policiais do Quartel do Comando-Geral, assegurou o suporte necessário em todas as etapas.

Os portões foram abertos para os candidatos ao meio-dia, fechando às 13h e dando início ao exame às 13h30. A maioria dos locais finalizou a prova às 19h, mas houve tempo adicional para candidatos PCD, estendendo o término para as 21h. A escolta para o retorno das provas às cidades-polo iniciou por volta das 23h, e, na manhã seguinte, às 7h, os malotes foram entregues à Central dos Correios em Palmas, concluindo com sucesso a primeira etapa.

Para a segunda etapa, prevista para os dias 09 a 11 de novembro, a PMTO adotará o mesmo esquema de segurança e logística, assegurando a integridade do processo. O Enem, segundo o Inep, é o segundo maior exame de admissão ao ensino superior no mundo. No Tocantins, a operação é realizada em parceria com a Polícia Civil, Polícia Federal, Inep, Detran, Cebraspe, Energisa e ATTM, integrados no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).

O comando da PMTO avaliou positivamente o balanço da operação. O único incidente registrado foi uma prisão em flagrante no IFTO de Porto Nacional, por uso de celular no banheiro feminino, caracterizando estelionato. O Comandante-Geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, agradeceu o empenho dos policiais e das forças de segurança envolvidas:

"Quero expressar meu sincero agradecimento e reconhecimento ao empenho dos policiais militares e de todas as forças de segurança que participaram da operação de segurança e escolta do Enem 2024. A colaboração entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e demais parceiros foi essencial para assegurar uma operação eficiente e tranquila em todas as etapas. Essa integração reforça nosso compromisso conjunto com a segurança e a confiança da sociedade tocantinense. Parabenizo a todos pelo profissionalismo e dedicação, que foram fundamentais para o sucesso desta primeira etapa do exame."

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.