Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Doutor Araguaia: Documentário Resgata a História Do Médico Que Deixou Em Legado No Tocantins

Data do post: 15/11/2024 22:49:36  Imprimir

DivulgaçãoSelecionado pelo edital Audiovisual Tocantins 2023, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com recursos da Lei Paulo Gustavo, o documentário Doutor Araguaia emocionou o público em sua pré-estreia na última quarta-feira, 13, em São Leopoldo/RS. A produção retrata a inspiradora trajetória de João Carlos Haas Sobrinho, médico gaúcho cuja atuação transformou vidas no Tocantins durante os turbulentos anos finais da década de 1960.

Dirigido por Edson Cabral, o filme resgata a memória de João Carlos, nascido em São Leopoldo, em 1941, e formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder estudantil durante a ditadura militar, presidiu o Centro Acadêmico Sarmento Leite, enfrentando a repressão política com coragem e determinação. Após ser preso, dedicou sua vida à medicina em áreas remotas de Porto Franco/MA e Xambioá/TO, onde atuou entre 1967 e 1972.

Durante esse período, o médico salvou inúmeras vidas e se tornou uma figura admirada, especialmente entre os camponeses da região. Sua história, no entanto, foi interrompida pela tragédia: João Carlos foi morto durante a Guerrilha do Araguaia, deixando um legado de luta por justiça e igualdade. Sua irmã, Sônia Haas, segue na incansável busca pelos seus restos mortais, simbolizando a luta pela memória e verdade.

O documentário traz elementos visuais marcantes, como cenas de animação em quadrinhos criadas por Diego Moreira e Gabriel Kolbe, que ajudam a contar a história de forma dinâmica e acessível. As paisagens deslumbrantes dos rios Araguaia e Tocantins, assim como das selvas e serras do sul do Pará, também enriquecem a narrativa.

Para o diretor Edson Cabral, o filme é mais do que uma homenagem. “Ressignificar essa história ganha contornos especiais e urgentes, para que a democracia e os direitos humanos não sofram ameaças de falsas narrativas e atos ilegais e truculentos”, destacou.

Após a estreia em São Leopoldo, Doutor Araguaia terá exibições em Porto Alegre/RS, no dia 16 de novembro, às 18h30, na Casa Diógenes de Oliveira, e em Porto Franco/MA, no dia 24 de novembro, no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), também às 18h30. Em ambas as sessões, a entrada será gratuita.

O lançamento oficial está programado para ocorrer entre março e abril de 2025, nas cidades de Palmas, Brasília e São Paulo, com datas ainda a serem confirmadas.

Edson Cabral de Oliveira, 64 anos, é um multifacetado escritor, dramaturgo, compositor e ativista cultural. Residente em Palmas há 35 anos, Cabral tem um histórico de contribuições artísticas significativas, incluindo o curta Os Relatórios do Prefeito Graciliano Ramos e o cordel musical Caminhos da Esperança. Ele também dirigiu Cadê Porfírio, do cineasta Hélio Brito, consolidando sua relevância no cenário audiovisual.

Com Doutor Araguaia, Cabral reafirma seu compromisso com a memória histórica e os valores democráticos, trazendo à tona uma história que inspira reflexão e resistência.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.