Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Adapec Anuncia Início Da Janela De Plantio Do Algodão No Tocantins

Data do post: 18/11/2024 21:36:23  Imprimir

DivulgaçãoA Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informou que a janela de plantio da cultura do algodão no Tocantins será aberta nesta quinta-feira, 21. Para a primeira safra (sequeiro), o período seguirá até 15 de janeiro de 2024. Já para o algodão safrinha, o plantio terá início em 15 de janeiro e se estenderá até 15 de março.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle do Bicudo do Algodoeiro, Cleovan Barbosa, destacou que os cotonicultores devem realizar o cadastro obrigatório de suas propriedades nos escritórios da Adapec. O prazo para o registro é até 15 de janeiro para o algodão da primeira safra e até 15 de março para o algodão safrinha, conforme prevê legislação estadual.

A cultura do algodão tem apresentado crescimento significativo no Tocantins. Na última safra, houve um aumento de 34,2% na área plantada em relação à safra 2022/2023, totalizando 8.823 hectares de área cultivada. Os municípios que se destacam pela produção são Dianópolis, Campos Lindos, Tocantínia e Nova Rosalândia.

O vazio sanitário do algodão, iniciado em 20 de setembro, termina nesta quarta-feira, 20. Este período é crucial para a prevenção e controle do bicudo-do-algodoeiro, a principal praga que afeta o cultivo. Durante o vazio sanitário, a Adapec realizou o monitoramento rigoroso das áreas de plantio para garantir que não houvesse plantas que representassem riscos fitossanitários, interrompendo o ciclo de reprodução da praga.

O bicudo-do-algodoeiro é um besouro de coloração cinza ou castanha, com tamanho entre 3 mm e 7 mm, que ataca as lavouras de algodão desde o surgimento dos botões florais até a colheita. A praga pode gerar de 4 a 6 gerações em um ciclo de cultivo e, se não controlada, pode causar perdas de até 70% da produção.

Com a abertura da janela de plantio e o encerramento do vazio sanitário, a Adapec reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da cotonicultura no Tocantins, promovendo o crescimento econômico aliado à proteção fitossanitária.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Rhana Auto Center
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.