Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

CE votará proposta da Professora Dorinha para estender programas de transporte e alimentação escolar a institutos federais

Data do post: 21/11/2024 16:49:13  Imprimir

DivulgaçãoEstá na pauta da Comissão de Educação da próxima terça (26) o projeto de lei 3096/24, da senadora Professora Dorinha Seabra (União), que amplia os programas nacionais de transporte e alimentação escolar (PNATE e PNAE) aos institutos federais de ensino. A proposta foi tema de audiência pública nesta terça-feira, 19, na comissão. Ambos os programas já são reconhecidos no Brasil, mas ainda não atendem os estudantes da rede federal de educação.

O texto prevê repasses anuais de recursos financeiros às escolas da rede federal no âmbito dos programas, e acrescenta também a possibilidade de terceirização dos serviços de alimentação escolar nas escolas federais que forem atendidas pelo Pnae.

Em sua fala, a senadora Professora Dorinha Seabra, que presidiu o debate, destacou que, tanto na rede estadual quanto na federal, em relação à alimentação e ao transporte escolar, a União entra com uma parte financeira “muito pequena”.

“Quem garante o transporte escolar e a alimentação escolar para as redes estaduais e municipais é basicamente as prefeituras e os estados. A parte da União é pequena. E, obviamente, pensando no programa para a rede federal, não dá para ser os mesmos centavos para a União, porque senão a rede federal não tem quem vai subvencionar o restante. Quando a gente fala de pessoal, é preciso ver como está funcionando hoje de verdade o sistema de ensino, chamar o pessoal para pôr o pé no chão. Há quanto tempo não tem concurso público na maioria dos estados e municípios para o profissional de apoio que lida com a alimentação escolar? — perguntou.

A senadora destacou que a dificuldade de milhares de estudantes frequentarem os institutos federais é a realidade de todos os estados brasileiros e, tanto o Pnate quanto o Pnae impactam significativamente no acesso e permanência do jovem na escola. “Muitos estudantes começam a estudar e não conseguem permanecer, porque, às vezes, eles não têm como garantir o transporte e ainda a alimentação. Ainda há cursos que requerem a presença deles o dia inteiro e não têm condição de pagar a própria alimentação”, explicou a senadora.

O objetivo do projeto de lei, segundo a parlamentar, é expandir os programas na busca da universalização do acesso à educação. Quanto às preocupações relativas à terceirização na alimentação escolar, a senadora disse que é possível fazer ajustes no texto do projeto, mas que é algo que já existe nos institutos federais. Dorinha se prontificou a conversar com o relator da matéria, senador Flávio Arns, sobre os ajustes necessários.

“Não há impacto financeiro muito grande, mas o impacto no acesso e permanência dos estudantes é enorme e é o que queremos e priorizamos”.

A matéria tramita em caráter terminativo. Sendo aprovada, segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

Participaram da audiência representantes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Ministério da Educação, Observatório da Alimentação Escolar, Ministério da Educação, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, e Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Rhana Auto Center
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.