Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Ressocialização Em Ação: Projetos Transformadores Na Unidade Penal Regional De Palmas

Data do post: 25/11/2024 20:54:16  Imprimir

DivulgaçãoA Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) tem feito um trabalho notável para promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade na Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP). Por meio de iniciativas que abrangem artesanato, construção civil, fabricação de chinelos, horticultura, jardinagem, panificação, serigrafia, costura e serralheria, a unidade oferece oportunidades de aprendizado, trabalho e reintegração social aos custodiados.

O superintendente da Seciju, Rogério Gomes, destaca que as atividades não apenas ensinam uma nova profissão, mas também possibilitam que os reeducandos aperfeiçoem habilidades. “O trabalho dentro das unidades penitenciárias é essencial para promover a autossuficiência, a responsabilidade e a autoestima, preparando essas pessoas para um futuro melhor”, ressalta.

Já Rodrigo Nascimento, chefe da UPRP, aponta benefícios como a recuperação da dignidade, o sustento próprio e da família, e a construção de uma nova perspectiva de vida. “Acreditamos firmemente que o trabalho é um instrumento poderoso para a ressocialização e a reintegração. Estamos construindo um futuro melhor, reduzindo a reincidência e promovendo a transformação”, afirma.

Com 40% da população carcerária participando, o projeto de artesanato é um dos mais populares. A produção mensal de 2,5 mil peças de tapetes demonstra a capacidade criativa e terapêutica da atividade, que também gera renda para as famílias dos internos.

Os custodiados realizam obras e reformas que beneficiam o Sistema Penal e outros órgãos públicos, contribuindo para a economia estadual e adquirindo habilidades que poderão usar no mercado de trabalho.

Cerca de 1,5 mil pares de chinelos são produzidos anualmente para uso interno, promovendo a remição de pena e a remuneração dos envolvidos.

A horta da unidade garante alimentos frescos para a alimentação dos internos e, em casos de excedente, para doações a entidades parceiras. Alface, couve, coentro e outras hortaliças são cultivadas com dedicação pelos custodiados.

Produzindo diariamente 1.440 pães, o projeto de panificação atende à demanda alimentar dos internos, ao mesmo tempo em que capacita e remunera os participantes.

Manutenção de áreas verdes e a criação de um ambiente mais acolhedor estão entre os objetivos desse projeto, que une trabalho e transformação.

O mais novo projeto da UPRP, o lava a jato, atende viaturas do Sistema Penal e de outras instituições, proporcionando mais uma oportunidade de ressocialização e geração de renda.

Os uniformes dos custodiados são produzidos na própria unidade, desde o corte e costura até a serigrafia, gerando economia ao Estado e novas oportunidades para os reeducandos.

Peças e móveis produzidos pelos internos atendem demandas do Sistema Prisional, evidenciando habilidades técnicas adquiridas e aplicadas.

As atividades promovidas pela UPRP são exemplo de como a combinação de trabalho, aprendizado e responsabilidade pode mudar histórias de vida. Mais do que reduzir penas, os projetos são ferramentas de transformação pessoal, proporcionando aos custodiados um caminho para um recomeço digno.

Com essas ações, a Seciju reafirma seu compromisso com a ressocialização e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Rhana Auto Center
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.