O presidente do sindicato de educadores da cidade de Augustinópolis, professor Jules Rimet emitiu convocação para uma Assembléia na próxima Sexta-feira (24), com possível estado de greve no município.
Segundo divulgado, a pauta da reunião será o reajuste do Piso Salarial deste ano de 2023, cobrança do restante do Piso de 2022 de 23,24% e a apreciação do estado de greve.
O sindicato alega que atual prefeito Antonio do Bar, não pagou o reajuste do ano de 2022, repassando apenas 10% de reajuste, e também não cumpriu o acordo de reajustar os salários em julho daquele mesmo ano. Neste ano de 2023 o reajuste também não veio causando perdas de mais de Mil Reais mensais para cada educador do quadro efetivo. A entidade afirma ainda que a má gestão dos recursos do Fundeb se dá devido muitos compromissos de campanha o que acarretou na contratação de muitos correligionários políticos, sendo que o quadro efetivo é suficiente.
O piso salarial dos professores para o ano de 2023 subiu para R$ 4.420,55, onde teve um reajuste de 15% em relação ao piso do ano passado que era de R$ 3.845,63, o que não vinha sendo pago em Augustinópolis, e possivelmente não será repassado aos educadores neste ano.
O presidente da entidade professor Jules Rimet, informou que será de suma importância a participação de todos os educadores para decidir os rumos da educação no município.