Começa neste sábado o segundo turno do Tocantinense com a disputa de três partidas: Gurupi x Tocantins (16 horas), Guaraí x Tocantinópolis (16 horas)e Palmas x Interporto (17 horas). A rodada será encerrada amanhã com Colinas x Paraíso, em Araguaína.
O Gurupi, campeão do primeiro turno, estreia contra o Tocantins no Estádio Resendão. Caso conquiste também o segundo turno, o Camaleão do Sul chegará a um feito histórico no futebol do Tocantins. A equipe pode ser o primeiro tricampeão estadual, já que venceu 2010 e 2011, e ainda se igualar ao Palmas em número de títulos - cinco conquistas.
O técnico Everton Goiano terá dois desfalques: o zagueiro Rodrigo Antoneli e o volante Urânio, ambos com o terceiro amarelo. Dentinho e Warley devem ser os substitutos. O técnico pediu seriedade ao grupo e não quer saber de oba oba. "Queremos o Gurupi com mesma pegada e vamos em busca da vitória", disse o treinador. A diretoria no início da semana havia acertado o salário e o bicho de R$ 15 mil pelo título do primeiro turno.
Já o Tocantins começa vida nova com a chegada do experiente técnico Carlos Magno. Novas caras também chegaram ao clube que precisa reagir, pois terminou na sétima posição com apenas seis pontos. "Nossa missão é buscar a todo momento ponto a ponto um lugar de destaque no campeonato. E vamos lutar para isso", disse Magno.
Guaraí x TEC
No Estádio Delfinão, o Guaraí, único time invicto na competição, recebe o Tocantinópolis, vice-campeão do 1º turno. Pelos lados do Lobo Guará, o técnico Tato terá força máxima e a expectativa de conquistar os três pontos diante de seus torcedores. "Respeitamos o TEC, mas jogando em casa temos que sufocá-los e buscar a vitória, porém, com cautela", avisa Tato. Já o TEC vem para o jogo com seis desfalques, seja por cartões amarelos, vermelhos e contusões. O técnico Neto não poderá contar com o goleiro Pitanga e o meia China, ambos expulsos contra o Gurupi. Outro desfalque certo é o meio-campista Renan, com o terceiro amarelo. O zagueiro Anderson Castanhal, com uma contusão na virilha, ainda é dúvida. Outro contundido é o volante Pedro Panca. Com isso, Neto modificará a equipe.
Palmas x Interporto
Clássico que já decidiu o Tocantinense de 2000, Palmas x Interporto tem uma nova história neste sábado, mais pelos lados do Tricolor da Capital, que fez uma campanha ridícula no primeiro turno e não conseguiu em sete jogos marcar nenhum ponto. A partida acontece no Estádio Nilton Santos, às 17 horas. O time do Palmas vem com algumas novidades e a principal delas é o técnico Eli Baiano, que vai substituir Tonin Lopes. Mas a equipe ainda será a base que vinha jogando. "Tive uma conversa profissional com os jogadores e mostrei a eles que se sonham em ter um futuro melhor precisam ganhar os jogos. Parece que eles assimilaram a conversa", aposta o novo treinador.
Pelos lados do Interporto, que terminou o turno em quarto lugar e demitiu o técnico Carlos Magno, a novidade principal é a estréia do técnico Jair Evangelista, que deve manter a base que foi bem no primeiro turno.
Reinaldo de Jesus Cisterna/JT