A mineira de Montes Claros assumirá a presidência do Tribunal no lugar do ministro Ricardo Lewandowski e conduzirá os trabalhos da Corte até novembro de 2013.
A solenidade contará com a presença de representantes dos três poderes, além de parentes e amigos da ministra, servidores e jornalistas.
Após a execução do Hino Nacional, o ministro Ricardo Lewandowski empossará oficialmente a ministra Cármen Lúcia no cargo de presidente do TSE. Em seguida, a ministra, que é a atual vice-presidente da Corte, passará o cargo para o ministro Marco Aurélio.
Depois das assinaturas dos termos de posse, discursarão na solenidade o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, o procurador-geral Eleitoral, Roberto Gurgel e, por fim, a ministra Cármen Lúcia proferirá o discurso de posse e, em seguida, receberá os cumprimentos dos presentes.
Imprensa
Os profissionais de imprensa de mais de 100 veículos nacionais e internacionais que farão a cobertura da cerimônia tiveram de se credenciar até a última sexta-feira (13). As credenciais para participar da solenidade poderão ser retiradas a partir das 18h desta quarta-feira, no andar térreo do edifício-sede do TSE.
A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo site da emissora na internet (www.tvjustica.jus.br).
LC/LF