Há tempos não se organizava um campeonato municipal naquele município digno de arrastar o público para o Estádio Wailton Batista Cruz o “Batistão”. Na solenidade de abertura do torneio a maioria dos vereadores marcaram presença no local, e representando a todos discursou o vereador João Luiz Marques Araújo que fez questão de lembrar o quanto os esportistas do município eram abandonados na gestão anterior.
Em seguida foi a vez do prefeito Antonio Novato fazer um breve discurso onde agradeceu o empenho de todos que estão ajudando a conduzir o município de forma ordeira e lembrou que aquele era um momento histórico para a cidade que pela primeira vez o campeonato estava sendo organizados por pessoas da própria cidade, e vale lembrar ainda que a prefeitura colocou uma premiação recorde no campeonato, chegando ao valor de R$ 3 mil reais, valor este maior até do que os torneios de uma cidade como Tocantinópolis por exemplo.
Na seqüência de seu discurso o Prefeito Antonio Novato disse ainda: “Eu, na qualidade de prefeito desse município tenho muito orgulho, de olhar para os atletas da nossa cidade e poder com eles fazer nesse grande momento essa festa, quero pedir a colaboração de todos vocês que nos ajudem, para que possamos fazer um grande campeonato para que possamos encerrar dia 26 de Maio, dia do aniversário da cidade com uma grande festa. Vamos proporcionar uma enorme alegria ao povo da nossa cidade, um povo apaixonado por esporte. Na gestão do Leontino Labre essa cidade viveu seu melhor momento do esporte, já no segundo mandato do prefeito Zé Vicente foi feito a estrutura para que pudéssemos hoje estar fazendo esse grande evento que sem dúvida nenhuma fará com que Luzinópolis volte a ser destaque no futebol tocantinense, como já foi campeão da Copa do Bico e estadual amador. Queremos levar esse time e o nome da nossa cidade para o topo do futebol no estado do Tocantins”. Ressaltou o prefeito.
Novato também esclareceu que enquanto ele estiver no comando da prefeitura terá como objetivo principal o de valorizar o ser humano e que priorizará os atletas da terra e os moradores do próprio município. “Temos como objetivo valorizar o ser humano, valorizando os atletas da terra e o povo da nossa cidade, vamos fazer uma administração totalmente diferente priorizando nossos talentos e investindo neles, para que possamos ter um belo time. O município vai estar aqui dando o apoio necessário e que vença o melhor time, não temos um favorito, nossa escolha é um bom futebol, torcemos por todos e por um campeonato cheio de harmonia e paz, porque a paz na nossa cidade voltou”. Encerrou o prefeito.
Após ser cantado o hino nacional brasileiro, aconteceu a partida de abertura entre as equipe do Povoado Broco e Povoado Olho D’água.
Com a bola rolando o jogo parecia de um time só. A equipe do Olho D’água partiu com tudo pra cima do adversário e logo aos 5 minutos da primeira etapa os centenas de torcedores que marcaram presença no estádio viram o jogador Coxinha marcar o primeiro gol da partida após receber belo lançamento na esquerda onde o atacante só teve o trabalho de colocar no canto tirando a bola do alcance do goleiro Fábio.
Poucos minutos depois em uma cobrança de falta perfeita o jogador Galvan do Olho D’água marcou outro gol, só que o árbitro Gilvan Pereira Morais de Riachinho que faz parte do quadro de árbitros da federação tocantinense de arbitragem anulou o gol, porque antes da cobrança ele havia marcado dois lances na jogada. Vale lembrar que o juiz da partida foi auxiliado por Gilberto Costa e Gustavo Antonio ambos de Ananás.
Em outro lance o inspirado Coxinha tentou driblar o zagueiro e foi derrubado dentro da área. O juiz da partida Gilvan Morais que estava em cima do lance marcou pênalti. Na cobrança o próprio Coxinha colocou a bola no canto e o goleiro no outro, marcando o seu 2º gol na partida.
Aos 23 minutos o atacante Coxinha foi lançado na área e aproveitando-se da saída do goleiro Fábio tocou para Rafael que sozinho só teve o trabalho de empurrar para o gol, fazendo 3 x 0 para o Olho D’água.
2º TEMPO
Logo no inicio da etapa complementar, no primeiro ataque do Olho D’água o centroavante Rafael marcou o gol mais bonito da partida ao receber belo passo o jogador chutou de primeira no ângulo não dando chances ao goleiro Fábio marcando o seu segundo gol na partida, 4 x 0.
Depois de tomar o quarto gol, a equipe do povoado Broco ensaiou uma reação depois de uma cobrança de falta que bateu na trave o camisa 10 Antonio Pereira pegou o rebote e estufou a rede diminuindo o prejuízo para 4 x 1.
Poucos minutos depois o atacante do time do Brôco foi lançado e acabou sendo derrubado dentro da área. O árbitro Gilvan Morais em cima do lance não teve dúvida e marcou pênalti. Na cobrança novamente Antonio Pereira fez seu segundo gol na partida sendo o segundo de sua equipe, 4 x 2.
Para não deixar o adversário reagir, novamente ele, “Coxinha” recebeu uma sobra de bola girou e chutou colocando a bola no cantinho fechando o placar em 5 x 2, três deles do atacante Coxinha. Como quem faz três gols tem o direito de pedir uma música o atacante e pediu a música “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tchá cantada por João Lucas e Marcelo. (Vejam os gols da partida no vídeo ao lado).
Com os três gols marcados no sábado (21), Coxinha sentiu o sabor da artilharia por um dia, já que na partida do domingo (22), o atleta índio marcou 4 gols na vitória do seu time, os Veteranos que venceu o Tabajara por 9 x 1. Os outros gols deste jogo foram marcados por Daniel 2 gols, Luiz 1, e Euri também 1 gol pelos Veteranos. O único gol do Tabajara foi marcado pelo atacante Roney.
Abaixo temos os vídeos da partida completa do primeiro jogo do campeonato: