Para o evento foram convidados todos os prefeitos da região do Bico do Papagaio. Segundo os organizadores, a justificativa se dá porque a Cadeia Produtiva do Leite no Brasil e no Mundo segue um crescimento econômico significativo, caracterizando-se por ser grande geradora de empregos, renda e tributos. Além do significado social, pois esse alimento tem chegado com mais freqüência até a mesa dos menos favorecidos.
No Brasil a Região Norte se destaca através dos Estados de Rondônia, Pará e Tocantins, respectivamente. Dessa forma entendemos que as condições edafoclimáticas deste País e deste Estado, permitem que a bovinocultura de leite seja desenvolvida em toda a região, principalmente se otimizada e adaptada às peculiaridades regionais.
Dados coletados informam que o município de Santa Terezinha do Tocantins saiu da vigésima colocação em 2002 para a segunda em 2006 na produção de leite. Ainda no que diz respeito à produção, dados do Censo Pecuário 2010 mostram que naquele ano foram ordenhadas 720 vacas com um total de 2.102 litros de leite produzidos. Outro ponto forte que o município possui, é a construção de um Laticínio com capacidade para beneficiar 50 mil litros de leite/dia, gerando 50 empregos diretos e 300 indiretos, dependendo ainda que a cadeia produtiva do leite seja fomentada aos produtores da região para entrar em pleno funcionamento.
Dados também apontam seis pontos favoráveis para se investir neste setor que são eles:
1. Construção de um laticínio;
2. Estradas em boas condições de tráfego para escoamento da produção;
3. Fácil acesso a estradas Federais e Estaduais (Transamazônica, BR 153, TO 010);
4. Efetivo de rebanho bovino leiteiro crescente;
5. Condições edafoclimáticas favoráveis;
6. Solos de boa fertilidade.