Segundo o grupo de defesa, a tribo vem perdendo território de todos os lados da fronteira por queimadas feitas por madeireiros que acabam com os animais e o seu habitat. A situação dos Awá foi classificada como “genocídio” em 2009, pelo juiz federal José Carlos do Vale Madeira. Calcula-se que um terço das terras dos Awá-guajá foi tomado de maneira ilegal. A Survival pretende pressionar o governo por mais atenção aos problemas da tribo.
Campanha pelos Awá-guajá
O ator ganhador do Oscar, Colin Firth, lançou na ultima quarta-feira (25), campanha da Survival International para salvar ‘a tribo mais ameaçada do mundo’ – os Awá na Amazônia brasileira. Colin Firth faz apelo pelos Awá-guajá no curta-metragem da campanha que tem como música composição do ganhador do Gramy, Heitor Vieira.
A campanha visa convercer ao Ministro da Justiça do Brasil a enviar a polícia federal para expulsar os madeireiros, fazendeiros e colonos, e mantê-los fora do território. No seu apelo, Colin Firth diz, ‘A floresta dos Awá está sendo cortada ilegalmente pela exploração de madeira. Quando os madeireiros os encontram, eles os matam. Seus arcos e flechas não são páreo para as armas. E em qualquer outro momento na história, isso seria o fim. Mais um povo extinto da face da terra, para sempre. Mas vamos assegurar que o mundo não deixará isso acontecer".
Survival International