Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Alepa aprova indicado de Jader ao TCM sem sabatina

Data do post: 04/05/2012 07:22:31 - Visualizações: (715)

Barganha política possibilita escolha de carregador de malas do Senador

A aprovação do secretário particular do ficha suja Jader Barbalho, Antônio José Guimarães, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em sessão secreta, na Assembleia Legislativa, soou como crônica de uma 'política de escândalos' anunciada, revelada na edição de domingo de O LIBERAL. A articulação contou com 30 votos favoráveis e apenas uma abstenção, depois de um acordo prévio entre as bancadas partidárias, tanto da situação quanto da oposição, para beneficiar o PMDB do ficha suja.

A nomeação ainda depende de decisão do governador Simão Jatene. O candidato não preenche os pré-requisitos exigidos por lei. O carregador de malas de Jader foi indicado à vaga aberta pela aposentadoria antecipada do conselheiro Alcides Alcântara, que também era indicado de Jader, mas advogado. Ontem, Antonio José assistiu à votação secreta em plenário. Na ocasião, ele deveria passar pela arguição exigida por lei para o cargo - questionamento para se verificar a sua capacidade técnica, ou o que se denomina de 'notório saber' -, mas o secretário particular não precisou comprovar que não entende de prestação de contas, nem de tribunal de contas. Os poucos deputados presentes, entre os que se manifestaram, limitaram-se a reclamar do tempo gasto pelos tribunais para julgar as contas de prefeitos, desviando-se assim da arguição. Na verdade, nem os deputados devem entender do papel de julgador de contas.

Na tentativa de justificar a aprovação do indicado, os parlamentares presentes pediram que Antonio José, quando empossado, trabalhe no sentido de dar celeridade aos processos. Os deputados Martinho Carmona (PMDB) e Gabriel Guerreiro (PV), por exemplo, reclamaram de que os prefeitos terminam seus mandatos sem que suas contas fossem julgadas.

 (O Liberal)

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.