Participaram representantes do Governo do Estado, técnicos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e o deputado federal Irajá Abreu.
Irajá Abreu falou de seu projeto de implantar internet sem fio em 30 municípios. “A internet é instrumento de inclusão social e queremos expandir a rede sem fio e gratuita ao interior do Estado”, ressaltou Irajá Abreu ao propor parcerias com o Serpro, o Governo do Estado e os Municípios.
De início o projeto começa pelo Bico do Papagaio, tendo Tocantinópolis como município atendido. E outras duas cidades do Tocantins: Dianópolis e Pedro Afonso. Uma equipe formada por técnicos do Serpro e do Governo do Estado começaram nesta segunda-feira (7), a viagem aos três municípios para fazer um diagnóstico que vai apontar as necessidades de aquisição de equipamentos como, antena, rádio transmissor e provedor.
De acordo com o projeto a Prefeitura de Tocantinópolis terá de adquirir os equipamentos e o Serpro ajuda na instalação e, faz a transferência de tecnologia aos técnicos do município que vão cuidar da manutenção de toda a aparelhagem.
“O Serpro é uma empresa federal que tem como vocação o serviço público e estamos à disposição para ajudar com uma tecnologia eficiente e de baixo custo, é preciso que a prefeitura consiga a licença na Anatel – Agência de Telecomunicações, para que nós posamos implantar a internet sem fio e de graça para a população”, informou o técnico do Serpro, Carlos Mon.
O secretário da Ciência e Tecnologia Borges da Silveira mostrou-se interessado e disse que vai reunir as Secretarias de Planejamento, Infra Estrutura e Universidade do Tocantins (Unitins) para elaborar um programa de internet gratuita com a colaboração do Serpro.
Uma nova reunião deverá ser marcada para as próximas semanas, quando os técnicos do Governo do Estado e do Serpro deverão ter concluído o levantamento realizado em Tocantinópolis, Dianópolis e Pedro Afonso.
Com informações de Wanderson Carneiro dos Santos