Foram contempladas com o pacote as rodovias: TO-130 (Novo Acordo/Santa Teresa, 45,60 KM), TO-335 (Juarina/Entroncamento TO-335,13,90 KM), TO-262 (Silvanópolis/Pindorama,83,49 KM), TO-384 (Entroncamento TO-080/Barrolândia,61,23 KM), TO-181 (Entroncamento BR-242 – Formoso do Araguaia/Fundação Bradesco,26,79 KM), TO-431 (Guaraí/Povoado Beira Rio,64,31 KM), TO-454/455 (Entroncamento TO-080 – KM 22/Entroncamento TO-255 – Porto Nacional,71,42 KM) e TO-030 (Novo Acordo/São Félix, lote 01,66,56 KM).
Segundo o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, “estamos tentando amenizar a situação que a população vem passando com estradas não pavimentadas que hoje ainda é o maior em número de quilometragem que as pavimentadas e com isso diminuímos a questão da poeira, da dificuldade da acessibilidade, da dificuldade do escoamento de produção e do transporte escolar”, afirmou.
Ainda segundo Ubaldo, a definição dos trechos levaram em consideração a importância da escoação e principalmente os que já estavam parados. “Obra parada é prejuízo então retornamos as obras e queremos inaugurar pelo menos quatro até o final do ano”, enfatizou o secretário acrescentando que para as obras o Governo está investindo aproximadamente R$ 395 milhões, de recursos próprios e de convênio com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social.
Agrotins e Sampaio
Entre as obras também está a pavimentação asfáltica da pista que dá acesso ao Centro Agrotecnológico de Palmas, local onde acontece a Agrotins e a retomada do Projeto Sampaio. “O projeto Sampaio, o Governador autorizou que comecemos as obras e as empresas já estão a postos para que possamos modificar a estrutura do projeto que antes era para fruticultura e ia demorar a dar resultados, e torná-lo voltado à produção de leite. Com isso temos uma expectativa que só dentro do projeto teremos a produção de mais de 50 mil litros de leite, beneficiando pequenos produtores”, afirmou o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café.
Segundo Café, “o Governador também autorizou a secretaria da Infraestrutura a fazer a obra de acesso e também a ampliarmos o espaço da feira que este ano já teve dificuldade de comportar a estrutura proposta”.
Secom/TO