O evento começou com uma homenagem do Coral do Centro Pedagógico Princípio da Sabedoria, da professora Geralda, que emocionou as mulheres participantes.
Na ocasião, foi criada a Comissão Provisória do PTB Mulher no Tocantins, tendo sido empossada como presidenta Paula Zerbini, do município de Araguaína. A mesma proferiu seu discurso conclamando todas as mulheres petebistas para organizarem a casa e somarem forças: “Convoco todos os municípios que tiverem mulheres pré-candidatas às eleições 2012 a instituírem o PTB Mulher. Lembrando que o que queremos é qualidade e não quantidade”.
A vereadora Gerusa Rodrigues (PTB), do município de Paraíso do Tocantins, discursou como membro da Comissão: “A política não é só para homens, temos que buscar nosso direito, fazer parte do processo, colocar nossa cara a tapa para conquistar novos lugares. A mulher tem o poder transformador, por isso nossa importância na política”.
A presidente do PTB Mulher do Piauí, Rita de Cássia Campelo, que veio representar a presidente do PTB Mulher Nacional, vereadora Cristiane Brasil, marcou presença no evento e deixou seu recado: “Temos a cota de 30% para as mulheres nos cargos políticos, então temos que mostrar nossa garra e ocupar esse espaço que conquistamos. A mulher deve ser: mãe, amiga, esposa, companheira, observadora, detalhista, fiel ao partido, isso faz a diferença numa campanha”. Rita de Cássia ainda ocupa os cargos de Diretora Administrativa da Fundação Instituição Getulio Vargas e Secretária Geral da Executiva do PTB Mulher Nacional.
A pré-candidata a prefeitura de Couto Magalhães, Ana Eunice, disse que além de se identificar com o partido, está aprendendo bastante com o presidente do PTB regional, José Geraldo, e reforçou o quanto a mulher é capaz: “Somos capazes de organizar bem a sociedade, assim como fazemos com o nosso lar, e na política temos a oportunidade de servir e mostrar a força da mulher tocantinense”.
O presidente do PTB/TO, deputado José Geraldo, ficou satisfeito com a quantidade de mulheres participando e solicitou o engajamento de todas para mostrar que existe sim um jeito novo de fazer política. “Estamos recebendo em nossas casas um bombardeio de notícias negativas, que nos remetem a ideia de que o mundo não tem mais jeito. A mídia vende notícias que deixam subentendido e generalizado, que os que administram o dinheiro público são corruptos. E não é assim. Por isso, temos que mostrar que tem gente do bem na política e que veio mudar esse pré-conceito”, finalizou José Geraldo.