De acordo com a instituição, os pesquisadores alegavam ter dificuldades, principalmente, para elaborar e acompanhar o processo administrativo das propostas e ainda os procedimentos com as prestações de contas.
Com o objetivo de treinar equipes para oferecer apoio aos pesquisadores das universidades nas atividades administrativas que envolvam projetos de pesquisas, a FAPESP capacitou as diretoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins a fim de proporcionar melhor atendimento ao pesquisador. O treinamento atuou na orientação dos processos de compra e uso de recursos, execução do controle financeiro, auditoria, informação e comunicação, e realização da prestação de contas. A iniciativa visa permitir aos docentes maior dedicação ao desenvolvimento de pesquisas, auxílio aos orientandos e elaboração de trabalhos de divulgação científica.
“O treinamento foi extremamente proveitoso e possibilitou o aprendizado em diversas áreas tais como: concessão de bolsas diversas, termo de outorga, auxílio à pesquisa, publicações, importação e exportação, enfim, todo tipo de informações inerentes ao bom funcionamento da Fundação e ainda apoio aos pesquisadores nessas atividades administrativas”, explicou Vilma Perini.
Fonte: Samila Bonilha/com informações da Fapesp